• Post author:
You are currently viewing Técnicas para produzir texto para blog com alta frequência
Técnicas para produzir texto para blog com alta frequência

Em primeiro lugar, antes de pensar em um texto para blog, e com qual frequência você irá postar em seu blog, você já tem um blog corporativo estruturado para seu negócio, ou está pensando em começar do zero?

Atualmente, na estratégia de Marketing de Conteúdo, o texto para blog é uma das mais importantes matérias-primas.

Ter um blog corporativo bem estruturado usando texto para blog escritos estrategicamente é a forma de conseguir aumentar o número de visitantes em seu site e em seu negócio organicamente.

É fundamental ter seu posicionamento na internet de maneira profissional, pois as pessoas seguem em busca de conhecimento sobre algum assunto que procuram a solução ou para ter mais informação sobre a marca.

Para ter resultados positivos de SEO com um blog, você deve decidir o quanto vai investir em texto para blog, seja em tempo, ou terceirizando a escrita.

Deve-se fazer um acertado planejamento e investimento para ter um bom texto para blog para gerar valor para seu negócio e poder conquistar seus leads.

Após ter decidido que você realmente precisa marcar sua presença digital com um blog, pensar em como gerar tráfego orgânico com texto para blog com a frequência correta é o próximo passo.

Qual regularidade ideal para postar?

Esta é a principal pergunta de todos que pensam em ter um blog. 

Imagine você, dono de uma empresa que fornece comidas para eventos, além de manter seu site atualizado com seus serviços e valores, administrar o negócio, divulgar, cuidar para que tudo ocorra bem com pedidos e entregas, e ainda ter que escrever textos para blog de sua empresa.

Com certeza as postagens demorariam a acontecer, e sua frequência seria baixíssima, não alcançando seu público.

Portanto, é importante decidir a frequência e como serão feitos cada texto para blog que você irá postar para marcar sua presença na internet.

E não apenas o seu tempo deve ser colocado na balança, você também deve fazer um estudo e planejamento sobre seu nicho e persona para começar.

Mesmo que você decida investir em terceirizar a escrita de texto para blog, é importante você conhecer como deve ser um texto para blog para poder saber que está fazendo um bom investimento.

  1. Conteúdo definindo a frequência

Ao ter a definição de seu tipo de conteúdo, fica mais fácil perceber qual a periodicidade que você deve postar.

Se são notícias que devem ser postadas com urgência, ou se seus visitantes entram no blog em um certo intervalo. 

Ter um blog sempre atualizado é importante para estar bem ranqueado pelo Google, porém a qualidade do conteúdo também é extremamente relevante.

Você pode prejudicar seu blog caso tenha conteúdos mal escritos ou que saiam do assunto principal do que deveria ser seu texto para blog, mesmo publicando diariamente. O êxito do blog está diretamente ligado à qualidade do conteúdo. 

Dessa forma a definição de quem vai escrever seu texto para blog, de qualidade e no seu nicho é o início da estratégia para garantir o tráfego orgânico.

  1. Tenha consistência

Ter um cronograma de postagens irregular também pode prejudicar a audiência do seu blog.

Não cometa o erro de ficar grandes intervalos sem postar, principalmente se você vem conquistando um público e começa a acostumá-lo com certa frequencia de postagem, pois deste jeito você pode perder todo posicionamento que conquistou.

Ficar períodos grandes sem postagens dá a impressão de que o blog foi abandonado e o visitante não retorna mais, pois longas interrupções impedem a fidelização do visitante.

Mesmo que a estratégia de Marketing de Conteúdo seja de médio a longo prazo, os visitantes que se tornaram seguidores de seus conteúdos somente irão continuar com a regularidade das postagens.

Pois se você posta texto para blog de qualidade, com regularidade, os seguidores têm sempre motivação para retornar e descobrir o que tem de novo em seu blog.

E quanto maior for a sua frequência de postagens, mais você pode converter e aumentar suas oportunidades de vendas.

  1. Aposte na qualidade

Além de evitar longos períodos sem atualizar seu blog, esteja atento para uma das principais regras de ranqueamento do Google, qualidade e experiência do usuário.

Pois bem, não basta apenas ter seu blog atualizado com qualquer texto, o seu texto para blog tem por obrigação para ranquear bem que ter qualidade.

Além de ser um texto bem escrito, sem erros ortográficos ou gramaticais, deve ser voltado para seu nicho.

E para completa experiência do usuário, é necessário um texto que responda suas dúvidas e traga as soluções que seu público procura, mesmo que o público não saiba exatamente o que está procurando.

Para isso, esteja atento aos comentários e feedbacks do seu público no próprio blog ou nas redes sociais que podem conter várias ideias para posts.

E ao ter sempre seu texto para blog atualizado, respondendo aos anseios de seus visitantes, você os transformará em uma audiência fiel e engajada.

Planejando o texto para blog

Técnicas para produzir texto para blog com alta frequência

Escrever um bom texto para blog não depende somente de criatividade e inspiração, não basta seguir a intuição para ter uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo.

Há vários procedimentos que devem ser seguidos antes da escrita do texto para blog, para definir as estratégias que serão usadas.

E devem ser bem planejados antes sequer da definição do calendário editorial:

  1. Persona

Descobrir a persona, é entender exatamente para quem você está escrevendo, quem é o usuário do seu produto ou serviço.

Descobrir quem é a persona do seu texto para blog do seu nicho é diferente do público alvo.

Público alvo é um grupo de pessoas que podem se interessar pelo seu produto ou serviço, já a persona vai representar seu cliente ideal detalhadamente com aspectos como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Hábitos;
  • Problemas que enfrenta;
  • Soluções que procura, etc. 

Você pode através de pesquisas ter diferentes personas, sempre estando ciente de que como as personas são seus clientes e leitores, você deve ter um texto para blog voltado para cada uma delas.

  1. Palavra-chave

As palavras-chaves são escolhidas com pesquisa e conhecimento de seu negócio e do seu público.

Pois somente conhecendo o que seu público quer e quais as palavras que usa para encontrar a solução, você vai descobrir quais palavras-chave usar para ranquear seu texto para blog.

Baseado nas buscas de seu cliente, você pode usar ferramentas como Google Trends, Ubersuggest, ou SEMrush para obter mais informações sobre as palavras-chave e descobrir quais usar em seu texto para blog.

Através  dessas ferramentas você pode descobrir, por exemplo:

  • Qual o grau de dificuldade para ranquear determinada palavra;
  • Quantidade de pesquisas feitas com a palavra por determinado período; e
  • Outras palavras-chaves relacionadas.

Além de é claro encontrar as palavras-chaves que em seu negócio valem a pena serem usadas em seu texto para blog.

  1. Estratégias de SEO

Ao escrever seu texto para blog, insira as palavras-chave de uma forma que não prejudique a experiência do leitor, utilizando no máximo duas palavras-chave em seu texto.

Um texto para blog pode ranquear bem usando somente uma palavra-chave de cauda longa.

Uma boa estratégia é sempre ter conteúdo novo em um texto para blog de qualidade, fazendo uso das palavras-chave em locais essenciais como:

  • Títulos e subtítulos;
  • Na primeira frase e organicamente pelo texto;
  • Na url; e
  • Na meta description.

Use links internos que causem curiosidade e façam o visitante navegar por mais tempo em suas páginas, aumentando a interação com o texto.

  1. Estilo de escrita

Pela escrita dos seus textos, você transmite o tom de voz em sua mensagem, o que representa seu negócio.

Pode ser formal ou informal, mais sério ou irreverente. O tom depende do seu produto e da sua persona, pois é o seu meio de comunicação.

O tipo de linguagem usada em seus posts sempre será basicamente o mesmo, porém o tom pode variar dependendo do assunto do artigo, objetivo do texto, a palavra-chave usada e a persona.

Portanto, quem vai escrever o texto para blog tem que saber qual linguagem e tom de voz de seu negócio para manter a consistência na comunicação.

  1. Defina o objetivo do texto

Não basta apenas produzir textos para manter seu calendário editorial. Além da qualidade, você deve também saber o objetivo do seu texto.

O objetivo pode variar dependendo do tipo de seu negócio, e até de texto para texto.

Como por exemplo, um texto pode ter como objetivo a conversão de um cliente potencial fazendo com que ao final do texto ele vá até outra página e compre algo, ou então simplesmente deixe seu e-mail para contato.

Pode responder dúvidas comuns que os usuários sempre perguntam sobre seu produto, ou ser mais profundo e como um manual instruir o passo a passo de uso.

E cada um deles, em um texto para blog, será escrito de uma forma diferente de acordo com o objetivo traçado, com as CTAs, ou chamadas para ação que levem o leitor assertivamente a realizar esse propósito.

E o redator ao desenvolver o texto, deve ter isso bem claro.

  1. Funil de Vendas

O funil de vendas em sua estratégia de Marketing de Conteúdo deve ser usado para que você saiba em qual momento da jornada de compra você está se comunicando com seu cliente:

  • Topo do Funil: aqui, seu cliente ainda não conhece seu negócio, portanto está na fase de reconhecer o problema, descobrir e aprender sobre o que você está oferecendo para ter esse problema resolvido ou seu desejo satisfeito;
  • Meio do Funil: o cliente está solidificando o contato com seu negócio e considerando sua solução, pois já descobriu que algo o incomoda e para despertar ainda mais seu interesse deve ser nutrido com informações sobre as soluções disponíveis;
  • Fundo do funil: já está pronto para fazer a decisão de compra, pois já está ciente do problema e das alternativas para resolvê-lo, então deve ser guiado e informado de que você tem a melhor solução do mercado para ele. 

Portanto, a ideia é fazer com que o visitante ao consumir o conteúdo do seu texto para blog caminhe neste funil até a decisão de compra.

E cada conteúdo desenvolvido no texto para blog em sua estratégia de Marketing de Conteúdo deve estar alinhada com cada etapa do funil de vendas.

É possível ter quantidade e qualidade?

Técnicas para produzir texto para blog com alta frequência

É sempre difícil criar texto para blog de grande qualidade, gerando intenso engajamento do público e mantendo o leitor o máximo de tempo nas páginas do seu blog.

Para alcançar as primeiras posições nos buscadores do Google o conteúdo tem que ser original, sem cópias, tendo muito cuidado com o plágio, pois se detectado pelo Google seu site pode ser penalizado.

E para que o público engaje e se torne seu seguidor você deve responder todas as dúvidas de suas personas, trazendo soluções e novidades, além de se orientar com as melhores estratégias de SEO, para ter sua vantagem perante a concorrência.

Tanto a qualidade do seu texto para blog tem seus benefícios, quanto a quantidade de conteúdos que seu blog também. É necessário ter atenção em ambos.

É importante sim postar o máximo de conteúdo, mas sem afetar a qualidade. Portanto, conseguir texto para blog de qualidade é importante para seu ranqueamento.

Tamanho do conteúdo no texto para blog

O tamanho do seu texto importa no ranqueamento dos buscadores. 

Criou-se o mito de que as pessoas não gostam de ler, entretanto, quando o conteúdo responde suas dúvidas ou traz soluções para seus problemas, quanto mais detalhado o texto, melhor.

Conteúdos muito curtos de até 500 palavras não conseguem cobrir o assunto a fundo e acabam não prendendo a atenção do visitante, por isso estão com menor índice de ranqueamento.

Um conteúdo mais extenso permite que o assunto seja mais tratado de forma mais aprofundada e que você se posicione como líder em seu ramo evidenciando sua voz.

É claro que para ter textos longos, será necessária ajuda profissional para manter tanto a qualidade, quanto a quantidade.

Comprar texto para blog pode ser a solução?

Escrever texto para blog superficial e de baixa qualidade pode comprometer toda sua estratégia de marketing.

Como já foi dito, a qualidade do seu texto para blog conta muito, portanto se você e sua equipe não são especializados em confeccionar bom texto para blog não deixe que isso seja um obstáculo para sua estratégia de marketing na internet.

Sabendo a importância e o impacto de um bom texto para blog, é claro que vale a pena comprar seu texto para blog desde que seja um conteúdo bem escrito e de qualidade.

Onde obter texto para blog?

Há algumas maneiras de você comprar texto para blog, seja avulso ou pacote de textos. Você pode contratar redatores freelancers ou adquirir com agências de conteúdo, ou ainda contratar um redator para sua empresa.

Porém contratar um profissional para cuidar somente de texto para blog pode ser um pouco difícil, pois você deverá encontrar alguém que além de saber escrever bem, o redator que conheça as estratégias de SEO.

Entretanto, pode ficar um pouco complicado, pois pode haver falta de demanda, ou acabar tendo um funcionário com excesso de funções para produzir diversos tipos de conteúdos e por fim ter estratégias erradas.

Terceirizar essa tarefa pode ser a solução. Você pode encontrar redatores freelancers com experiência de escrita na produção de conteúdo para internet.

  1. Plataformas para Freelancers

São plataformas que conectam os freelancers com aqueles que procuram seus serviços. Uma das vantagens de contratar freelancers nestas plataformas é a grande variedade de redatores especializados em diversas áreas para você escolher.

Além da flexibilidade na contratação. Essas plataformas geralmente funcionam  com o contratante expondo o serviço que está procurando e todos os profissionais interessados enviam suas propostas.

O contratante então escolhe a melhor proposta. Um dos problemas é que geralmente essa escolha é realizada pelo valor mais baixo, sem considerar a qualidade do texto para blog.

E além da incerteza a respeito da qualidade, também há a incerteza no cumprimento dos prazos, podendo haver problemas de comprometimento e a inexistência de uma sólida parceria.

  1. Redatores profissionais

Além das plataformas você pode encontrar redatores profissionais em redes sociais, como no Linkedin. Você também pode contratar através de uma pesquisa no Google escritores e redatores.

Porém o problema continua sendo confiar nas entregas do texto para blog dentro do prazo e da qualidade, mesmo neste caso o redator geralmente sendo contratado após o exame de alguns exemplos de textos dele.

Terá de haver um voto de confiança de ambas as partes. O pagamento integral não deve ser feito antes da entrega do texto para blog, porém geralmente o redator para própria segurança solicita uma parte do pagamento com antecedência.

Caso você consiga um bom redator que entregue seu texto para blog com qualidade, cumprindo prazos você pode fidelizar essa relação de trabalho. Podendo contar também com indicação de redatores, pois contratar por referência  pode aumentar a confiabilidade.

Entretanto quando o freelancer é disputado o problema pode ser a falta de disponibilidade.

  1. Agências de Conteúdo

Dentre todas as opções, obter seu texto para blog através de agências de conteúdo é uma das mais seguras formas.

Pois as agências trabalham com profissionais em estratégias de SEO que farão seu site ranquear nos buscadores do Google.

Isso porque as agências fazem um serviço completo com a escrita do texto otimizado com as melhores estratégias de SEO, e revisados, garantindo textos originais sem problemas de plágio.

Dessa forma, você terá um texto profissional sem se preocupar com a contratação do redator e com qualidade garantida independente da quantidade de palavras que você contratar.

Exemplos de onde contratar:

  1. Rock Content

Esta plataforma é uma das mais famosas em primeiro lugar pelos conteúdos educacionais e cursos que dispõe na área de Marketing de Conteúdo.

Entretanto, as empresas nem sempre estão muito satisfeitas com a qualidade dos conteúdos e os redatores reclamam pois o valor repassado a eles é considerado baixo.

  1. RedaWeb

É uma plataforma simples em que você pode escolher um pacote com determinada quantidade de texto para blog e em 10 dias estes são entregues.

Você escolhe se o pacote tem consultoria ou não, caso não pague pela consultoria pode ser uma desvantagem para quem está começando e precisa de um melhor direcionamento em sua estratégia de marketing de conteúdo

  1. Texto Para Blog
Técnicas para produzir texto para blog com alta frequência

A Texto para Blog é uma agência de conteúdo que se sobressai.

Dentre todas tem o melhor custo-benefício. Desde o início, ao preencher o formulário, você já falará diretamente com um especialista para te ajudar em todas as fases.

Além da qualidade garantida nos textos, estes são revisados tecnicamente também em requisitos que ajudarão no bom ranqueamento do texto nas buscas orgânicas, por isso que em qualquer plano que você contratar você terá o relatório mensal de SEO.

Se você não tem mais tempo a perder e já quer começar a criar sua persona com um briefing completo de sua empresa com um profissional te guiando, venha falar com um especialista agora.

Adriana Pires

Amo ler e escrever desde pequena. Escrever textos para internet e trabalhar com traduções me dá a oportunidade de descobrir coisas novas, fazendo o que amo. E escrever para a internet me dá espaço para estar sempre me atualizando e aprendendo algo novo. E dessa forma, posso levar esse aprendizado adiante.