No momento, você está visualizando Saiba o que é plágio e o que fazer para evitar
Saiba o que é plágio e o que fazer para evitar.

Se alguém imitasse tudo que você fala e que faz, com certeza você não iria gostar. A insatisfação iria pairar sobre seu rosto. Não é verdade? É dessa forma que alguém que é plagiado se sente. Uma atitude que não é legal não só por isso mas por vários motivos.

O plágio prejudica não só o andamento de um texto, como faz com que a pessoa perca a credibilidade

E quando eu falo nisso, não estou falando só pra quem ler o seu texto, me refiro aos buscadores da internet, os mecanismos de pesquisa. O Google, por exemplo, reprova essa prática.

A teóricos que dizem que o plágio é a falta da criatividade daquele que escreve. Mas teria possibilidade de duas pessoas escreverem do mesmo jeito? Bem, isso é bem raro, mas pode ser dirimido com uso de programas simples

Estes detectam se o texto foi plagiado ou não.

Mas a questão é que o plágio deve ser combatido por mim, por você, pelo texto para o blog, pelo Google e por todo mundo.

Neste post você entenderá o que é plágio, como ele pode afetar o seu texto, além das boas práticas para melhorar a sua escrita evitando plágio.

O que é plágio?

As pessoas têm um conceito na cabeça de que o plágio é uma cópia. Mas na verdade o que é plágio, de fato? Então, o plágio é você pegar algum texto feito por alguém e publicar dizendo que é seu. Na prática, é isso.

Mas isso não vale só para os textos, estou adaptado para nossa realidade. Mas se você apresentar ao publicar, o que for, que não for seu, que você simplesmente copiou da internet, é plágio sim.

E se você for aquela pessoa que não pede permissão para usar a fonte, pior ainda. Quando uma obra um texto tem direitos reservados ou reconhecimento da fonte, o erro é mais grave porque pode se tornar crime.

Tenha em mente, que todo profissional que se preze, não pode plagiar nenhuma obra ou nenhum texto. O valor do profissional está na sua criatividade e na sua forma de escrever, copiar não vai levar em nada o nível desse profissional. 

Portanto, saia dessa, se mantenha distante do plágio.

Por que não cometer plágio?

O que é plágio você agora já sabe, percebeu que ele não é uma coisa boa, né? Mas também tem benefícios de você não cometer plágio. Eu vou te contar uma história rápida.

Na empresa em que eu trabalhava, tinha uma moça chamada Aline – nome fictício para preservar a identidade -, que era uma super redatora. Ela se destacava praticamente em tudo e muita gente se espelhava nela. Os mais novatos então, a viam como uma deusa. 

Brincadeiras a parte, todos os estagiários da empresa, viam Aline como uma referência na profissão. Portanto, buscavam se espelhar nela, da maneira que ela escrevia.

Com o passar do tempo, ela foi tendo textos de destaque e um dia,  foi chamada na sala da direção. Naquele dia, Aline  foi demitida e não deu nenhuma explicação para os colegas, muito menos a direção expôs o motivo.

Um mês depois, encontrei com ela descendo de um prédio empresarial, aqui da minha cidade, com vários currículos na mão. Mais uma vez, ela não explicou porque saiu da empresa, sendo que era tão cobiçada pelas demandas dos clientes.

Foi sentado numa mesa de um botequim, conversando com o gerente jurídico da empresa, que ele relatou em segredo o que havia acontecido. Aline, era acostumada a plagiar textos, de empresas que ela não achava que iria contestar

Só pra você ter ideia da dimensão, ela escreveu textos quase idênticos a de uma marca italiana, que processou a agência.

Um atalho que pode te levar para o fundo do poço

O resultado dessa história é que ela não conseguiu mais ser a referência que tanto sonhou em ser. 

Parece até que as empresas se comunicam informando o passado dela. Hoje em dia, não tenho mais notícias dela, mas desejo que tenha encontrado um trabalho e feito diferente dessa vez.

Esse é só um exemplo prático! Mas o grande motivo de também não plagiar nenhum texto, é porque isso afeta diretamente os mecanismos de pesquisa. O Google não tolera plágio, coloque isso na sua cabeça. Nós iremos explicar porque.

Como o Google penaliza plágio?

Existem várias retaliações que o Google pode provocar na sua página, caso você comenta plágio. Um dos mais graves, que é o terror de redatores que não anda na linha, é a queda no ranking da página e se brincar, até mesmo o desaparecimento dela do buscador.

Se a intenção de escrever com a estratégia de marketing de conteúdo e continuar plagiando as páginas do Google, você não tem páginas, não tem sentido também de escrever. Então, essa é uma penalização muito pesada, que a gente não quer pagar pra ver nunca.

Essas perdas de posição, podem variar da perda de 30 posições, 50 e até 950 posições. Sem contar na desindexação da página do motor de busca.

Portanto, o Google é muito criterioso com plágio. Ele tolera até 9,9% de plágio apenas, não mais que isso.

E mesmo que você se adeque depois para não plagiar mais textos, será muito difícil receber  outro voto de confiança. Até porque você vai ter dificuldade para indexar novas páginas do buscador e se posicionar com elas.

No entanto, não existe regra. Cada caso é um caso.

Como o texto para blog penaliza o plágio?

Ser vítima de plágio não é legal. Imagina você ser uma e sair prejudicada nessa história. 

Infelizmente, isso é uma prática que ainda acontece em muitas pessoas acabam não sendo penalizadas, mas nós temos o dever de penalizar para que isso não vire uma regra e nenhuma prática constante pelos nossos redatores.

Quando a gente vê a pauta, encaminha referências para que o redator tenha embasamento no que ele vai escrever. 

A gente explica tudo que quer que seja colocado no texto e o que é preciso para passar aquela informação corretamente para o público alvo.

A gente sempre orienta os nossos redatores a terem muito cuidado com o plágio. Os iniciantes até perguntam: o que é plágio? Como podemos evitar? Tem alguma maneira de fugir disso? E nós afirmamos que sim.

Até porque, escrever texto tem muito haver com a criatividade. Ninguém vai escrever um texto idêntico ao outro, isso é fato. 

Logo depois que a pauta entregue o redator escreve o texto, a gente verifica, na própria plataforma, se houve plágio daquele conteúdo. 

Se houver mais que 10%, a gente volta pro redator e ele vai ter que refazer aquela parte que está sendo identificada como plágio.

A gente avisa até duas vezes, se ficar acima de 10%. Na terceira, a gente infelizmente corta o redator. Ou seja, você será desligado da Texto Para Blog

É uma forma de combater o plágio, porque ele deve ser combatido. Muitas vezes, o Google é omisso e nós temos que fazer nossa parte. 

Como as extensões podem ajudar?

Algumas extensões, até gratuitas que podem ajudar, são colocadas no seu navegador Google Chrome. Elas permitem recursos que te ajudam a evitar o plágio.

Para quem trabalha com textos, essas extensões são extremamente necessárias para que você não saia lesado dessa brincadeira. 

Que de brincadeira não tem nada, né? É importante que você seja zeloso com seu texto e evite qualquer tentativa de plágio.

Se você está lendo esse artigo, com certeza é contra o plágio. Mas para que você se identifique bem, só o olho nu nem sempre será o bastante. 

Você pode até ter certeza que você escreveu de forma exclusiva, mas às vezes o sistema identifica um plágio.

Elas também são responsáveis por identificar plágios disfarçados. O que é plágio disfarçado? É aquele que, determinados redatores, copio e colo no escopo do texto uma parte e só substituem algumas palavras

Como funcionam essas extensões?

A gente recomenda um plugin gratuito chamado Plagium. Na verdade, ele é uma extensão. 

O mesmo, responsável por fazer uma verdadeira varredura na internet. Ele também aponta a porcentagem de plágio de determinado texto.

Um dos seus diferenciais, é que identifica de onde o texto foi copiado. Além disso, te informa o link para você conferir a veracidade do texto.

Para baixar e instalar a extensão é bem fácil. Vamos por partes.

Primeiro, você deve ir nos três pontinhos do canto, onde está a barra de navegação do Google Chrome e clicar em mais ferramentas. 

Barra de navegação do Google Chrome.
Barra de navegação do Google Chrome.

Logo depois acesse o menu extensões.

Menu de extensões.
Menu de extensões.

Assim que você abrir o menu de extensões, abra a web store do Chrome. Pesquise por “Plagium” e clique no botão instalar.

Extensão Plagium.
Extensão Plagium.

Com isso, você terá um programa que te ajuda diretamente a evitar plágio no seu texto. Use essa extensão para evitar cair em ciladas, porque mesmo que você não tenha plagiado o texto, às vezes o plágio é identificado.

Após instalado, ele ficará na extensão do Google Docs.

Extensão do Plagium no Google Docs.
Extensão do Plagium no Google Docs.

Quando você colocar o texto e selecioná-lo através das extensões, do Google Docs, ele vai mostrar em uma tela como esta, quais os textos estão plagiados e a porcentagem de plágio.

Verificação de plágio no Google Docs.
Verificação de plágio no Google Docs.

Consigo evitar plágio de um assunto que não é do meu domínio?

O primeiro passo disso tudo é ter criatividade para buscá-la cada vez mais.

Vamos supor que você recebeu uma pauta de um assunto que você não domina. 

O ideal é que você pegue as referências daquela pauta e as destrinchar. Caso você ainda não se sinta seguro para escrever aquele texto, pesquise um pouco mais sobre o assunto que está sendo abordado.

Sempre que não tiver segurança para escrever um parágrafo, vá nas referências da pauta ou busque por outras referências que te dê mais argumentos para que você possa produzir aquele conteúdo.

O primordial nisso tudo é que você tenha um bom manejo com texto para explicar um assunto que seja complexo. Imagino que você vai falar sobre software de alta complexidade. 

No entanto, o seu público leigo, que deverá contratar os serviços desse programa. Você terá que transformar o texto numa linguagem mais favorável.

Para que você tenha um bom manejo com as palavras, independente de você entendeu o conteúdo ou não, busque ele bastante. 

Leia blogs, leia portais e livros. Busque ter mais fontes de informação de qualidade, para que sejam absorvidas pelo seu cérebro e você consiga expor a sua ideia de uma maneira mais clara e objetiva para o seu leitor.

Uma boa pauta ajuda evitar plágio!

Esse é um ponto que a gente precisa tocar. O que é plágio, você aprendeu neste artigo, mas para que ele seja evitado é necessário que você tenha fonte de informação suficiente para redigir o seu texto.

Um detalhe muito importante que o redator deve se ater, principalmente se produz pautas ou recebe essas pautas de terceiros. 

A pauta tem sua estrutura que permite o redator organizar suas ideias. Ela é como se fosse um roteiro e orienta as informações que o produtor deve expor durante a sua redação. 

Existem vários tipos de pautas, aqui nós entregamos, geralmente, é a pauta de conteúdo.

Uma pauta de conteúdo oferece orientações para o redator de conteúdo, com as informações pertinentes ao assunto que será abordado e ele poderia redigir esse material com mais eficiência.

Portanto, se você quer evitar plágio, melhorar a sua redação e produzir melhores conteúdos, você deve focar bem na pauta.

Entenda o que é uma pauta e como ela pode proporcionar sucesso ao seu trabalho!

Pedro Ferro

Sou um apaixonado por escrita criativa, copywriting e storytelling. Atuo como redator especialista em SEO e repórter de TV há 3 anos. Meu maior prazer é poder contar histórias, solucionar dúvidas e resolver problemas através do meu trabalho. Uma das minhas missões é fazer a diferença e ser a própria diferença.