You are currently viewing Aumentar tráfego orgânico grátis com texto para blog
Aumentar tráfego orgânico grátis com texto para blog

A principal razão para investir em tráfego orgânico através de texto para blog é a construção, mesmo que a longo prazo, de um relacionamento fidelizado com seu público.

Milhares de buscas são feitas na internet diariamente, e para estar na primeira página de resultados é importante muito esforço, pois a competição é grande.

Você pode investir em tráfego pago, porém nem sempre terá o retorno lucrativo que espera. Porém ao unir ambos, com um bom planejamento, você pode começar a aumentar seu tráfego orgânico gastando bem pouco.

Sem contar que seu conteúdo de texto para blog pode demorar de médio a longo prazo para dar retorno, porém ele continua a converter por tempo indeterminado, podendo gerar acessos por meses.

Ao ter seu conteúdo de texto para blog exibido organicamente nas buscas do Google, o público pode verificar que o conteúdo é de qualidade e esse fato aumenta seu engajamento e fortalece o relacionamento com o público a longo prazo.

E com isso você vai criando autoridade e credibilidade perante o público, dessa forma cada vez mais usuários irão acessar sua página em busca de suas soluções.

Mas para isso não adianta publicar pouco ou muito espaçadamente, pois isso ao invés de ajudar, estará atrapalhando por dar ao visitante a impressão de um site descuidado e abandonado.

É importante ter um planejamento editorial e desenhar a estratégia certa com uma produção de texto para blog constante, pois para conquistar a confiança, é necessário construção diária nesse relacionamento.

Tráfego orgânico, o que é?

O tráfego orgânico resulta quando os visitantes chegam em seu site através dos buscadores, como Google, Yahoo ou Bing, sem passar pelos anúncios, ou seja, sem você pagar pelo clique do visitante.

Para conquistar o tráfego orgânico você pode usar duas estratégias complementares que são o Inbound Marketing, conhecido como Marketing de Atração e estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Pode-se dizer que o tráfego orgânico é de baixo custo, porém ainda assim é necessário investir em ferramentas que vão levar organicamente os usuários ao seu site.

Você deve ter ações como um site bem estruturado e responsivo, conteúdos para vendas de produtos bem elaborados e otimizados, produção de texto para blog originais e relevantes.

Se você comparar, o anúncio pago só vai gerar resultados no período em que estiver vigorando.

Já com o texto para blog, você pode investir o seu tempo escrevendo, ou comprá-lo, porém ele começa a entregar resultados desde quando é publicado e continuar convertendo por meses.

Por que é importante conseguir tráfego orgânico

Se você não deseja depender exclusivamente de tráfego pago, é importante investir em boas estratégias de tráfego orgânico.

Os anúncios podem colocar o link da sua empresa na frente de seus visitantes, mas dessa forma você está mostrando de jeito indiscriminado para qualquer um sem saber se o usuário está disposto a comprar ou não.

Sem contar que não seria sustentável pagar por cada usuário que acessar seu site.

Um dos maiores estímulos para o investimento em tráfego orgânico é o fato de não ser necessário investir grandes quantias.

O mais importante, o tráfego orgânico é proveniente de pesquisas específicas, quando o usuário está pesquisando por um tema estabelecido e isso o faz estar preparado para comprar de você, caso você tenha a resposta que ele deseja.

Porém, gerar tráfego orgânico é um processo que exige dedicação para a publicação de novos conteúdos de texto para blog, já que na internet diariamente são publicados milhares de conteúdos e o seu é apenas mais um na multidão.

Destacar seu site com seu blog na internet com boas estratégias de marketing de conteúdo e de SEO pode fazer você conseguir excelentes resultados com seu texto para blog e trazer tráfego orgânico de qualidade para seu site.

Ao produzir texto para blog de qualidade, reconhecido pelos mecanismos de busca, seu blog cria autoridade no assunto e aumenta as chances de ranquear entre as primeiras posições dos buscadores.

Por isso, aplicar estratégias de tráfego orgânico é tão importante, pois ela traz o visitante interessado até seu site.

Aumente o tráfego orgânico em seu blog

Se seu objetivo é gerar tráfego para seu site, criar conteúdo através de texto para blog é a melhor e mais excelente forma de atrair mais visitantes para o seu site.

Com certeza um blog é o melhor canal para as empresas que querem dar o próximo passo na sua produção de conteúdo em busca de tráfego orgânico.

Sites que possuem blog recebem muito mais visitantes e mais páginas indexadas no Google, isso porque empresas que criam conteúdos úteis com recorrência são recompensadas pelos buscadores.

Para produzir tráfego orgânico quanto mais texto para blog com conteúdos de alta qualidade você postar, maiores serão suas chances de aparecer entre os primeiros resultados de busca..

Dessa forma, podemos dizer que sem um blog, com texto para blog bem trabalhado é impossível ter bons resultados de tráfego orgânico.

Para conseguir superar seus concorrentes nos resultados orgânicos um bom planejamento é essencial para ter uma correta estruturação editorial e planejamento de conteúdo de seu texto para blog.

Com um blog você poderá produzir texto para blog de qualidade para incentivar as pessoas a compartilharem seu conteúdo nas redes sociais, você poderá incluir links internos, e expor o que seu produto ou serviço pode trazer de soluções para seu público.

Para ter um blog que traga tráfego orgânico para o site da sua empresa, você deve estar atento a alguns itens que ajudarão a ranquear seu texto para blog. 

  1. Pesquise sua persona

A persona é uma representação do seu cliente ideal criada a partir de dados reais sobre o comportamento aprofundado e as características demográficas de seu cliente.

Você deve descobrir o máximo de informações sobre seu potencial cliente. Todos os hábitos de consumo, suas dores e necessidades, seus hábitos de navegação na internet, em que nível ele se encontra em relação ao seu produto.

Você deve pesquisar o máximo de informações sobre seu cliente ideal para criar a persona com a qual você vai se comunicar em seu texto para blog.

É importante que você conheça qual tipo de usuário você deseja alcançar para poder atrair visitantes alinhados com seu produto ou serviço.

Pois atraindo a persona certa você vai conseguir que seu site venda cada vez mais. E por isso investir tempo para criar a persona ideal do seu negócio é fundamental.

  1. Realize técnicas de SEO e otimizações constantes
Aumentar tráfego orgânico grátis com texto para blog

Técnicas de SEO, Search Engine Optimization, apresentam aos buscadores o valor de cada conteúdo de texto para blog, fazendo com que eles fiquem ranqueados nos primeiros lugares orgânicos dos buscadores.

Quando bem usadas em um conteúdo de texto para blog seu produto ou serviço pode ganhar visibilidade em relação aos seus concorrentes.

É possível se comunicar com seu cliente através de palavras-chave bem elaboradas, pois com elas você conseguirá consolidar um conteúdo voltado para as dores do seu cliente através de pesquisa e planejamento.

Para garantir que sua página responderá as perguntas feitas pelo visitante, sua estratégia deve entregar a melhor solução possível para a pergunta feita na pesquisa dos motores de busca.

Usar estratégias de SEO vai ajudar você a mapear os termos usados pelos seus clientes nas buscas para encontrar seus produtos e serviços.

  1. Invista em imagens e infográficos e Ilustre os posts

Deixe seu texto para blog com um visual atrativo, com imagens, ilustrações e infográficos coloridos e de qualidade.

Faça seu texto para blog escaneável, com frases curtas, sem grandes blocos de texto. Coloque ilustrações para intercalar o texto para blog, tornando-o estimulante para leitura.

Boas imagens e ilustrações além de agregar valor aos seus conteúdos, os deixa menos cansativos para os visitantes.

  1. Desenvolva bem seus conteúdos 

Você já chegou a conclusão de que criar bom conteúdo em seu texto para blog é sem sombra de dúvidas no marketing digital por ser uma das melhores e mais rentáveis.

Portanto, se você quer gerar tráfego orgânico para seu site, invista em conteúdo. Ao criar suas páginas, desenvolva sempre o melhor conteúdo possível tendo muito cuidado com o plágio.

Trabalhe sempre seu conteúdo com:

  • Escreva descrições completas;
  • Exponha casos de sucesso;
  • Responda as dúvidas de sua persona;
  • Dê dicas de como usar ou conservar seu produto;
  • Dicas de como combinar seu produto com outros itens;
  • Use guias de medidas;
  • Faça listas;
  • Detalhe tudo ao máximo de um jeito persuasivo e interessante.

Quebre todas as objeções de seu possível cliente no seu texto para blog para levá-lo até a finalização da jornada de compras.

  1. Tenha texto para blog relevantes e inéditos

Na internet você pode encontrar conteúdos de todos os tipos, o desafio é se destacar no meio de tantos.

Para isso tenha estratégias de conteúdo para seu texto para blog focando em assuntos originais e pouco abordados e também em conteúdos que sejam relevantes e detalhados.

Tenha em mente que para ranquear seu conteúdo de texto para blog, ele deve ser bem escrito, e que o tamanho dele vai contar e muito. 

Atualmente os buscadores ranqueiam melhor textos mais compridos, pois estes tem espaço para serem mais elaborados e responderem detalhadamente as dúvidas do usuário.

  1. Use backlinks
Aumentar tráfego orgânico grátis com texto para blog

Backlink é o cordão que une a internet, através dele que a navegação na internet é guiada.

Um jeito de gerar tráfego em suas páginas é construir bons links internos que mantenham o visitante em sua página, oferecendo mais conhecimento para o leitor.

O uso de links internos em seu texto para blog sinaliza para o Google que seu conteúdo é relevante e mostra ao algoritmo que seu texto para blog é útil para o usuário.

E aumentando o tempo de permanência do visitante nas páginas do seu site, você estará aumentando o ranqueamento de suas páginas nos buscadores. Por isso recomenda-se que seu texto para blog tenha no mínimo 3 links internos.

Os links além de direcionar entre páginas internas, também levam para páginas externas.

Para conseguir links externos tenha sempre conteúdos de qualidade no site e blog de sua empresa, e também produza guests posts.

  1. Modernize conteúdos antigos

Você deve estar sempre produzindo novo texto para blog com conteúdos atuais, sem esquecer dos já publicados.

Tanto os usuários quanto os buscadores apreciam conteúdo novo de texto para blog, o que faz com que os desatualizados sejam desvalorizados.

Ter informações antigas em suas páginas, preços e descrições desatualizadas, links quebrados prejudicam a experiência do usuário e afetam negativamente o seu ranqueamento.

Dessa forma, atualizar periodicamente o conteúdo de seu texto para blog é uma estratégia que pode potencializar os resultados de seu tráfego orgânico.

Portanto semestralmente revise o conteúdo publicado de seu texto para blog, atualizando informações, melhorando a escrita e testando seus backlinks.

  1. Invista em guest posts

Guest post é quando o conteúdo de uma empresa é publicado no site ou blog de outra, é uma estratégia que consiste em ter o nome ou o link do seu blog associados em conteúdos de outros sites que de preferência tenham grande relevância e número de acessos.

Além de fazer a sua divulgação para novo público, inserir seus links em outros sites melhora o posicionamento orgânico das suas páginas.

Essa estratégia de SEO, conhecida como linkagem externa pode ser feita negociando links com administradores de sites relevantes no assunto que tenciona tratar em texto para blog, e é claro, além de ter autoridade no mercado, ser importante também para sua persona. 

Mas esteja atento, para ter bons resultados com essa estratégia o link em questão tem que estar bem posicionado para atrair a atenção e curiosidade do leitor.

  1. Conteúdos em vídeo

Vídeos são excelentes opções para atrair tráfego orgânico para seu blog, pois costumam gerar engajamento e autoridade.

Podem ser vídeos divulgando em suas redes sociais, ou no Youtube, desde que sejam de qualidade e com assunto que interesse sua persona, podem atrair muito tráfego orgânico para seu site, além de visibilidade e credibilidade.

Mas você também pode ter pequenos vídeos mostrando detalhes de seu produto nas páginas do seu blog, intercalando com seu texto para blog para garantir acessos.

  1. Experimente ferramentas de Copywriting

Experimentar as ferramentas de copywriting pode deixar seu texto para blog mais atraente e persuasivo.

Pois tanto o copywriting quanto os gatilhos mentais são estratégias de escrita que podem aumentar o engajamento e tráfego orgânico do seu blog.

Estude os gatilhos mentais pois podem ajudar a escrever texto para blog que chame mais atenção dos leitores com CTAs cativantes e assertivas.

  1. Publique histórias de sucesso

Para conseguir novos negócios e clientes você precisa criar credibilidade. 

Nada melhor para gerar credibilidade do que histórias de pessoas que usaram seu produto e tem boas avaliações para fazer, dessa forma você conseguirá gerar leads e vendas.

Ao disponibilizar essas histórias reais, seja de pessoas físicas ou jurídicas, você estará mostrando o nível de satisfação e o quanto seu produto resolveu o problema deles.

Boas avaliações transmitem naturalmente credibilidade e sensação de segurança, o que favorece seu posicionamento e ajudam a gerar novos negócios.

  1. Se beneficie das redes sociais

As redes sociais são um excelente local para divulgar seu site ou blog. Você pode usar as redes sociais para divulgar o texto para blog postado, construindo assim autoridade e visibilidade.

Cada vez que publicar um texto para blog, faça divulgação nas principais redes sociais usadas por sua persona para potencializar o tráfego orgânico.

Uma outra importância das redes sociais é descobrir novas informações para criar conteúdos novos para seu texto para blog. Essas informações você pode descobrir através dos comentários, avaliações e dúvidas que seu usuário faz.

E ao usar essas informações você estará produzindo texto para blog que estará respondendo e trazendo soluções ao usuário, aumentando suas chances de ranqueamento

  1. E-mail Marketing

Por meio do e-mail marketing você pode nutrir seu visitante com bons conteúdos e direcioná-lo para seu site e com o texto para blog guiá-lo pela jornada de compra.

O e-mail marketing é direcionado para os leads que já demonstraram interesse em seu blog e em seu produto, e os lembra de acompanhar as publicações de seu texto para blog.

Para estar sempre chamando a atenção desse lead é recomendável que você envie e-mails com frequência sobre novas postagens de texto para blog, e-books de iscas digitais, promoções, novos serviços e toda e qualquer novidade que você tiver.

O e-mail marketing auxilia a manter o nível de tráfego orgânico qualificado de um jeito constante.

  1. Diferentes formatos de conteúdos

Você deve levar sua mensagem usando diferentes formatos e canais para públicos diversos aumentando o tráfego do seu site.

Você pode usar seu texto para blog e expor ao público em formatos diferenciados. como:

  • Lives nas redes sociais;
  • Podcasts; e
  • Eventos.

Sempre com backlinks para a postagem original de seu texto para blog, pois dessa forma você conseguirá trazer mais público para seu site.

Analise seus resultados

Aumentar tráfego orgânico grátis com texto para blog

Não gaste seu tempo preocupando-se demasiadamente com seus concorrentes. Preocupe-se mais com seu próprio projeto de fazer sobressair sua empresa na internet.

E para saber como está o desenvolvimento do seu site com seu texto para blog, você tem que acompanhar as métricas.

Para analisar os visitantes de seu site, o desempenho de suas páginas e as melhores palavras-chave usadas para chegar até seu site, você pode usar ferramentas como o Google Search Console e o Google Analytics.

Com o Google Search Console você obterá informações importantes sobre o comportamento do seu site em uma busca orgânica do Google, o que é uma fonte de informação fantástica para melhorar o tráfego orgânico do seu site.

Nele você poderá saber a quantidade de cliques e impressões para cada palavra-chave, qual delas está gerando mais retorno, quais precisam ser substituídas ou melhoradas.

Analisando essas métricas você também poderá adaptar seu conteúdo e descobrir o necessário para proporcionar aos seus visitantes e potenciais clientes as informações que eles querem.

Prepare-se para ter bons resultados

Para conseguir sucesso no tráfego orgânico é preciso tempo e esforço para ter resultados duradouros.

E quanto mais texto para blog você postar, mais resultado você obterá, mais tráfego orgânico você gerará para construir sua reputação no nicho no qual você empreende.

O tráfego orgânico pode ser uma estratégia de médio a longo prazo, porém quando aplicada da forma certa em cada texto para blog, vai continuar gerando visitas para seu site nos próximos meses.

Por isso sempre foque na importância de ter qualidade em seu conteúdo de texto para blog além da quantidade para conseguir captar visitantes que se transformem em clientes.

E caso você esteja interessado em adquirir texto para blog descubra o quanto vale a pena o investimento para fazer seu site crescer com tráfego orgânico.

Adriana Pires

Amo ler e escrever desde pequena. Escrever textos para internet e trabalhar com traduções me dá a oportunidade de descobrir coisas novas, fazendo o que amo. E escrever para a internet me dá espaço para estar sempre me atualizando e aprendendo algo novo. E dessa forma, posso levar esse aprendizado adiante.