You are currently viewing O que você precisa saber antes de comprar textos para blog

Atualmente, toda empresa precisa estar no mundo digital, isto é, precisa ser encontrada quando alguém pesquisa seu nome ou produtos/serviços que oferece. Entretanto, essa não é uma tarefa simples e feita da noite para o dia.

Neste caso, estratégias de marketing de conteúdo e SEO precisam ser feitas para que se alcance as primeiras posições de uma pesquisa, o buscador precisa entender que você é uma autoridade naquele assunto. 

Existe a opção de pagar por anúncios e levar tráfego para o site, mas é importante compreender e ter conteúdo para cada etapa do funil de vendas daquele possível cliente. Uma das melhores formas de executar essa estratégia sendo de forma paga ou orgânica é tendo um blog. 

Esta opção pode ser muito desafiadora para os empreendedores, afinal gerar conteúdo de qualidade e otimizado para os mecanismos de pesquisa é uma tarefa que requer conhecimento e tempo, o que muitos não têm. 

E é nessa hora que os empresários pensam em contratar alguém para esta demanda em sua equipe ou terceirizar os serviços e comprar textos para blog

Ao tomar a decisão de comprar textos para blog, surgem vários questionamentos de como encontrar a melhor prestadora deste serviço. Muitos não sabem o que avaliar e considerar na hora desta escolha. 

Neste artigo, você irá aprender tudo o que precisa saber para comprar textos para blog que coloquem sua empresa no topo das pesquisas. 

O que é um blog e para que ele serve?

Se você apenas já ouvir falar sobre blog, mas descobriu agora com a leitura deste texto que ele pode ajudar sua empresa a ser encontrada por seu público-alvo, vamos te explicar para que você entenda a importância de comprar textos para blog e se você não tem, criar um blog para sua empresa. 

Um blog pode ser um site ou pode estar dentro de um site, o termo veio da junção das palavras web e log, que se tornaram weblog e mais tarde o que chamamos de blog. 

Ele serve para publicar conteúdos sobre qualquer tipo de assunto. Essas publicações são chamadas de posts ou blog posts, você provavelmente já deve ter ouvido uma das duas nomenclaturas. 

Surgimento do blog

A ideia inicial do blog surgiu em 1990, mas só ganhou força em 1997 quando Jorn Bager criou um sistema para que as pessoas escrevessem sobre o que quisessem, o weblog.

Ele era uma espécie de diário online onde as pessoas escreviam sobre suas experiências rotineiras, porém ao invés de ser algo pessoal como um diário de fato é, ele era compartilhado e outras pessoas poderiam comentar sobre o conteúdo publicado. 

Os blogs só ganharam popularidade a partir de 1999, momento em que também surgiram ferramentas de blog, como o blogger. Já nos anos 2000, cada post ganhou uma página única, essa inovação ficou conhecida como permalink. 

Os permalinks fizeram com que os blogs ganhassem mais atenção, já que os textos agora estavam organizados e separados com páginas próprias. 

Somente a partir de 2002, ter um blog começou a ser uma coisa comum e popular.

Blog x Empresas

Esta popularização mudou o comportamento dos consumidores, já que a partir daquele momento eles procuravam resenhas sobre um produto e opiniões sobre serviços antes de efetuar uma compra ou contratação. 

E foi a partir deste momento que os blogs se tornaram estratégias de marketing, as empresas queriam ser encontradas na internet. 

Sendo assim, os blogs se tornaram uma solução estratégica para criar oportunidades de negócios. 

Blog no Brasil

Os blogs podem até ter ganhado relevância e nome somente em 1997, mas saiba que o primeiro blog foi criado por um brasileiro. Isso mesmo!

Este fato aconteceu em 1994, quando Claudio Pinhanez, um cientista do MIT Media Lab, criou um site para contar sobre seu dia a dia intitulado como “Open Diary”. 

Segundo o estudo “Blogs do Brasil: Panorama 2022” realizado pela BigData Corp, existem 10 milhões de sites no Brasil e 55% deles são blogs, ou seja, no país existem mais de 5,5 milhões de blogs. Não encontramos dados recentes, mas provavelmente este número está muito maior atualmente. 

Além disso, nesta mesma pesquisa foi revelado que 82,7% destes blogs brasileiros exibiam anúncios publicitários a fim de monetizar e ter algum retorno financeiro. Imagine, nos dias de hoje!

Como criar um blog?

Antes de comprar textos para blog é preciso ter um. Você sabe por onde começar?

Por mais que pareça ser uma tarefa extremamente difícil, se você souber o que precisa vai ter muito mais facilidade para viver este processo de criação e terá seu blog mais rápido do que pensa.

Você precisa se preocupar em:

  1. Contratar um serviço de hospedagem de sites;
  2. Escolher um endereço (URL) para o seu blog que seja fácil de ser localizado pelo seu público-alvo e que não seja facilmente esquecível;
  3. Após a escolha do endereço, você precisa registrar este domínio junto a uma empresa que oferece este tipo de serviço (existem várias opções no mercado, recomendamos o https://registro.br/ e https://domains.google/);
  4. Depois você precisa escolher uma plataforma de CMS para gerenciar seu blog, você pode encontrar muitas opções bastante intuitivas e fáceis de mexer, que diminuem seu trabalho significativamente;
  5. Escolhida a plataforma é preciso pensar como você irá configurar seu blog, neste momento talvez seja interessante contar com um profissional de Web Design, pois ele fará o serviço de forma rápida e com qualidade, além de saber o que vai ser melhor para a experiência do seu usuário;
  6. E por último, você precisa publicar artigos no seu blog. Neste momento pode escrever sozinho ou optar por comprar textos para blog em uma empresa especializada ou com um freelancer.

Como você viu, ter seu próprio blog não é uma tarefa tão complicada, ainda mais se você contar com os profissionais certos para te ajudar. Por este motivo, vamos te contar se vale a pena ou não comprar textos para blog, afinal essa é a parte mais importante para o seu blog ser encontrado por seus clientes. 

Vale a pena comprar textos para blog?

A resposta é sim, ainda mais se o marketing digital não é a área do seu negócio. Se arriscar a escrever seus próprios textos sem ter conhecimento e experiência, pode prejudicar sua marca na internet, além de não atender às suas expectativas em relação a alcançar seu público. É um tiro no escuro, e explicaremos o porquê. 

Artigos com erros de gramática, estrutura cansativa para ler, informações errôneas, sem coesão e coerência e com estratégias erradas, podem sofrer penalidades e serem mal ranqueados pelos buscadores, trazendo menos tráfego para o seu site ao invés do contrário.

Comprar textos para blog te faz ter uma preocupação a menos e colocar sua energia em outras coisas que também são importantes para o sucesso do seu negócio.

Ao comprar textos para blog, não é preciso contratar uma pessoa específica para isso e pagar todos os encargos necessários para colocá-la em sua equipe. 

Outro motivo que faz valer muito a pena contratar alguém para escrever seus textos, é que ela saberá como escrevê-lo usando as palavras-chaves certas, com todas as otimizações para os mecanismos de busca e um conteúdo de qualidade. 

O que é preciso saber antes de comprar textos para blog?

É importante se certificar de alguns pontos para não errar e se arrepender na hora de escolher quem fará os textos do seu blog. Se você se atentar às considerações a seguir, fará uma ótima escolha e não terá dores de cabeça no futuro.

  1. Preço

É importante pesquisar e saber qual é a média do preço de um texto para blog, dessa forma você não será passado a perna ou verá que quando a esmola é grande, é preciso desconfiar. 

Com tudo, é preciso entender que os valores irão variar de acordo com a quantidade de palavras que o texto terá. Algumas empresas também oferecem planos com quantidade de textos fixas por mês, esta é outra possibilidade para conseguir um preço melhor. 

  1. Benefícios

Confira se ao comprar textos para blog você terá outras vantagens, isso pode te ajudar a tomar a decisão se estiver em dúvida. Esses benefícios podem ser revisões ilimitadas, briefings completos para serem preenchidos, auxílio para criação de personas, editorial, pautas intuitivas de preencher, entre outros. 

  1. Referências

Verifique se a empresa ou profissional que você está interessado é conhecido neste mercado, peça indicações de pessoas de confiança, busque o histórico, investigue o Reclame aqui e veja a veracidade das informações que lhe são passadas. 

Procure pelas redes sociais, leia comentários, verifique o CNPJ se for este o caso, tire dúvidas com outros clientes e escute o seu sexto sentido, se sentir que é cilada, fuja do golpe. 

  1. Prazos

Entenda quais são os prazos de entrega dos textos e confirme se eles te atendem, veja se você tem a possibilidade de conseguir textos com mais rapidez em algumas exceções. 

É importante alinhar as expectativas para que você consiga organizar seus conteúdos e ter controle das postagens de cada texto.

  1. Organização

É interessante buscar saber como você pedirá seus textos, como receberá, como poderá acompanhar o andamento e como poderá pedir alterações. 

Algumas empresas possuem um sistema bem completo que permite a participação ativa do cliente no processo. Enquanto outras, são bem perdidas neste aspecto e acabam embolando as demandas, deixando seus clientes inseguros. 

  1. Qualidade dos textos

Peça para ler alguns textos que já foram escritos por este profissional ou pela empresa que pretende contratar, de preferência se tiverem exemplos dentro do segmento que você deseja abordar. 

Com isto, você terá uma noção do conteúdo que lhe será entregue e verá se é isso que você estava procurando. 

  1. Atendimento

Note se o atendimento será transparente e coeso, e teste para ver quanto tempo demora para te darem retorno em diferentes canais. Esse é um ponto muito importante, pois o bom relacionamento neste tipo de prestação de serviços é fundamental para que haja trocas construtivas e você receba seus textos conforme esperado.

Como encontrar a melhor agência de conteúdo para o seu blog?

Existem algumas opções no mercado para comprar textos para blog, mas você pode não saber dessa gama de possibilidades, por isso iremos te contar quem pode escrever seus conteúdos. 

Agora você vai descobrir quem procurar para terceirizar esta demanda. 

Redatores profissionais freelancers

Atualmente, é muito mais fácil encontrar profissionais autônomos para o fornecimento de serviços. Basta fazer uma busca na internet e você encontra diversas opções ou plataformas que te conectam a esses profissionais.

A vantagem é que se encontrar um bom profissional que atenda prazos e entregue um serviço de qualidade, você pode buscar fidelizar esse relacionamento e ainda não precisa pagar encargos extras. 

Porém, também existe a possibilidade de indisponibilidade do redator, pagar preços mais altos ou de não conseguir alguém que emita notas fiscais. 

Agências especializadas em marketing de conteúdo

Existem no mercado agências especializadas em escrever conteúdo assertivo para blogs, redes sociais, folders, campanhas e mais! 

Ao escolher uma agência, as chances de você estar em boas mãos são grandes no que diz respeito ao conteúdo e benefícios, mas corre o risco de não ser priorizado em detrimento de outros clientes maiores que contratem mais de um tipo de conteúdo.

Montar uma equipe interna

Se você quiser acompanhar de perto, pode contratar profissionais para produzir os conteúdos do seu blog.

 A vantagem é que você pode treinar sua equipe para que entenda muito bem seus serviços e produtos, além de poder demandar quantos textos eles conseguirem entregar por mês. 

A desvantagem é que isto eleva os custos e aumenta o risco trabalhista e de rotatividade de profissionais. Não é nada legal ter que pagar acertos, deixar o blog parado por um tempo quando ficam doentes ou tiram férias, e muito menos ter que procurar outro profissional e treiná-lo novamente.

Para montar uma equipe interna, além de redatores, é necessário um revisor e um gestor de pautas estrategista. Para muitas empresas isso vai encarecer muito a folha salarial, o que impossibilita essa opção veemente.

Empresas de Texto para Blog

Esta é de longe a melhor opção, afinal a empresa já decidiu se especializar em apenas um tipo de conteúdo, o que no caso promete qualidade máxima, processo eficiente, preço justo e prazo rápido. Além de atender exatamente ao que você – e a maioria das empresas – precisam. 

As chances de você sair no prejuízo são muito pequenas. Você encontrará valores compatíveis ao mercado, terá benefícios extras, entrega rápida, plataforma de controle de demandas, auxílio na criação de pautas e o principal, textos de qualidade.

O pagamento é facilitado, com a possibilidade de contratar um plano de assinatura mensal, sem fidelidade e com garantia de qualidade incondicional.

Quais são as vantagens de comprar textos para o seu blog?

Ao longo deste artigo você já pode ter notado algumas vantagens de comprar textos para blog, mas agora elencamos todas elas para que não fiquem pontas soltas e você veja que esta é a melhor opção para seu negócio. 

Otimização de tempo

O tempo que você demoraria para escrever um texto, pode ser usado para fazer outras tarefas. 

Conteúdos originais

Normalmente pessoas que não têm o costume de escrever tendem a cometer plágios ou escrever conteúdos que não tenham nenhuma novidade, muito diferente dos profissionais especializados.

Textos com técnicas de SEO

Para seu blog ter bons resultados e deixar sua empresa no topo das pesquisas, ele precisa seguir as boas práticas de SEO (Otimização para mecanismos de pesquisa, não é qualquer pessoa que entende como isso funciona e sabe o que fazer para que um blog tenha um bom ranqueamento.

Redução de custos com produção de conteúdo

Contratar uma pessoa ou uma equipe para escrever seus textos para blog acaba saindo mais caro. Normalmente é possível pagar por um plano ou por texto escrito se fizer por fora, já tendo alguém para fazer isso, você arca com todos os encargos necessários para manter este serviço. 

Planejamento e comprometimento

Ao tentar fazer seus próprios textos você acaba dependendo do tempo que sobra para fazer isto e não cria uma regularidade de conteúdos em seu blog. Ao contar com um especialista você determinará prazos.

Profissionalismo

Tentar fazer textos de forma amadora, pode não trazer os resultados que você deseja. Ao comprar textos para blog você receberá conteúdos profissionais, originais e de qualidade. 

Aumento de tráfego, conversão e engajamento

Textos para blog feitos por quem entende do assunto, trazem mais tráfego para o site, aumentam as chances de conversão e ainda conseguem se conectar com o público aumentando o engajamento com sua marca.

Quais os perigos em comprar textos para blog?

Toda vez que compramos algo, corremos riscos diferentes. Uma compra é um voto de confiança, mas como ensinamos anteriormente existem formas de saber se o serviço que irá receber será como espera. 

É preciso entender que você pode ter as expectativas superadas ou uma grande decepção. No caso, da compra de textos para blog você está sujeito aos seguintes riscos:

  • Receber textos de qualidade duvidosa;
  • Pagar caro por textos;
  • Textos entregues com atrasos;
  • Ter um péssimo atendimento;
  • Textos com informações equivocadas sobre determinado assunto;
  • Textos com plágios. 

O que o seu blog precisa ter para ser bem ranqueado nas pesquisas?

Com algumas técnicas é possível fazer com que seu blog alcance boas posições nas pesquisas de forma orgânica. Algumas delas você pode e deve esperar de quem produzir seus conteúdos, já outras você mesmo pode correr atrás. São elas:

Conteúdo relevante e completo

Para os mecanismos de busca quem sai na frente é aquele que apresenta o conteúdo mais relevante e completo. E como eles sabem disso? Verificando quanto tempo os usuários ficam na sua página e o quanto interagem com ela. 

Sendo assim, ter um conteúdo bem escrito e com informações atraentes pode favorecer suas posições nas pesquisas.

Boas chamadas para ação

Um texto para blog precisa envolver os leitores e fazer com que eles façam algo após sua leitura, e a melhor opção é quando eles demonstram interesse em contratar seu serviço ou comprar seus produtos. Por isso, colocar um bom CTA (Chamada para ação) que estimule o leitor a seguir a jornada de compra é fundamental.

Títulos que chamem atenção

A primeira coisa que uma pessoa lê é o título do blog, se ele não prender a atenção, já era.Ter títulos que sinalizem a solução para uma dor do cliente, que sejam criativos ou que deixem curiosidade, tendem a fazer com que a pessoa entre na sua página e leia seu texto.

Palavras-chave certas

Escolher as palavras-chave corretas serve para atrair o público que você procura para fazer negócio. Entretanto, é importante que elas façam sentido e você realmente escreva algo relacionado a ela.

Linkbuilding

O linkbuilding nada mais é do que uma estratégia com o objetivo de colocar links do seu blog em sites com boa autoridade de domínio dentro do seu segmento ou de segmentos que tenham fit com o seu. Dessa forma você ganha relevância e aumenta sua popularidade nos mecanismos de busca.

Atualizações e otimização de conteúdo

Não adianta apenas postar um texto em seu blog e deixar ele lá para sempre, é preciso atualizar as informações contidas nele e também ficar atento às novas regras de SEO e aplicá-las em seus textos. Dessa forma, você consegue se manter no topo das pesquisas.

Boa experiência para o usuário 

Além de um bom conteúdo em seu blog, ele também deve ter fácil navegabilidade, bom carregamento e cores e fontes que não agridam os olhos. Isto é, você também precisa pensar no lado visual e tecnológico do seu blog.

Guest Post

O Guest post também é uma boa opção, ele é parecido com o linkbuilding, a diferença é que ao invés de colocar um link no site de alguém, você colocará um texto de blog. Dessa forma, você pode aumentar sua autoridade, alcançar mais leitores e atrair pessoas para trafegarem em seu próprio blog.

Conheça a melhor estratégia de Guest Post da atualidade para conquistar muito tráfego orgânico. Essa estratégia vai levar milhares de visitantes ao seu blog sem ter que investir nenhum centavo.

Imagens, gráficos ou vídeos

As imagens, vídeos e gráficos também podem trazer mais pessoas para o seu site, mas para isso acontecer é importante que você renomeie os arquivos com a palavra-chave que está usando em seu texto.

Se você ainda não aplica nenhuma dessas dicas, está na hora de agir! Não adianta apenas comprar textos para blog para obter sucesso.

Como diferenciar um conteúdo de qualidade de um conteúdo ruim?

Ter em mente tudo o que seu blog precisa para estar no topo das pesquisas, te ajuda a saber diferenciar conteúdos de qualidade de conteúdos ruins. 

Ao avaliar o texto que você recebeu se faça as seguintes perguntas:

  • Ele foca na minha persona?
  • Ele tem uma linguagem que meu público-alvo entende?
  • O tema central do texto é atual e relevante?
  • Ele usa palavras-chave estratégicas?
  • Ele tem uma boa estrutura? É bem dividido por tópicos?
  • Todas as informações são verdadeiras?
  • Ele tem um conteúdo original? Use o complemento do Google Documentos para detectar plágio, o Plagium.
  • Ele responde a todas as perguntas que ele levanta?
  • Ele está gramaticalmente bem escrito?
  • Ele é prazeroso de ler?

Se você tiver respondido “sim” para a maioria das perguntas está diante de um conteúdo de boa qualidade, agora se tiver dito “não” para a maior parte das perguntas saiba que recebeu um conteúdo de baixa qualidade. E se tiver ficado meio a meio, vale pedir uma revisão e repassar o briefing para entender porque isso aconteceu. 

Em quem devo confiar para delegar a produção dos textos do meu blog?

Se você chegou até aqui, provavelmente já se convenceu que comprar textos para blog é um bom negócio. E nada melhor do que escolher uma empresa que seja especializada em escrever textos para blog e uma autoridade no assunto. 

O que você encontrou, achou! A melhor empresa para comprar conteúdos é a Texto para Blog! Uma agência de conteúdo que produz textos alinhados às suas estratégias de marketing por preços acessíveis, que oferece uma plataforma que permite uma gestão completa, que possui um rigoroso processo de revisão, que atende todos os segmentos e tem várias opções de planos para que você escolha o que te atende melhor.

Se após ler este artigo, quiser se aprofundar mais no assunto antes de tomar uma decisão, leia também o postComprar texto para blog: Onde? Como? Vale a pena?”.

Você também pode fazer um teste por apenas 10 reais. A Texto para Blog acredita tanto no seu próprio taco que oferece essa possibilidade. Vamos escrever um texto de 900 palavras, por 10 reais, com o tema que você escolher. Se não gostar, devolvemos seus 10 reais. E aí, você topa este desafio? Crie sua pauta GRÁTIS agora mesmo!
Se antes disso, você preferir tirar dúvidas com um especialista é só preencher nosso formulário, é muito rápido!

Laryssa Eliziário

Sou formada em Publicidade e Propaganda pela UNA, marketeira desde 2018 por profissão e redatora freelancer de coração! Eu amo escrever desde que me entendo por gente, inclusive já tive um blog e tentei escrever um livro. Já me aventurei escrevendo poesias, músicas, roteiros, textos para blog, releases, posts de redes sociais e outros copys sobre diversos assuntos. Meu maior objetivo é fazer com que você nem perceba que já está quase no final da sua leitura.