You are currently viewing O que são Backlinks e qual a importância na sua estratégia de SEO

Fornecer dados e fontes confiáveis sobre qualquer tipo de assunto tem se tornado essencial nos dias de hoje. Com o aumento da quantidade de informações que temos acesso diariamente, está cada vez mais difícil saber o que é realmente confiável ou não.

Para isso, especialistas sempre recomendam uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema, a origem daquela informação, quanto você pode confiar nela e qual o meio de comunicação foi utilizado na divulgação dessa informação.

No marketing digital, os backlinks na estratégia de SEO funcionam quase da mesma maneira que a pesquisa que realizamos para saber mais sobre um tema. Utilizar backlinks ajuda o leitor a encontrar mais informações de fontes confiáveis sobre o tema que ele já está lendo e adquirindo conhecimento.

Além disso, os backlinks têm total importância para a sua estratégia de SEO, visto que ele auxilia bastante a conseguir posições de destaque nas pesquisas dos mecanismos de busca.

Mas você sabe o que são os backlinks e quais os seus tipos? Sabe qual a importância deles na estratégia de SEO de sua empresa? Caso a resposta seja não para alguma dessas perguntas, este artigo foi feito para você. Nos acompanhe nessa leitura e fique por dentro desse tema super importante para sua estratégia de SEO.

O que são backlinks?

Para começarmos devemos definir o conceito do termo backlinks e esse conceito é bastante simples.

Eles são links presentes em algum texto ou alguma página da web que te levam de um site de origem para um site de destino, muitas vezes com conteúdos semelhantes e de mesma qualidade. Em outras palavras, os backlinks são menções feitas por uma página a outra página.

Geralmente eles são encontrados nos textos sublinhados e com cor azul como este exemplo mas isso não é regra. Algumas páginas optam por colocá-los em imagens, botões ou até mesmo ocultos ao longo do texto, sendo possível descobrir apenas caso passe o mouse por cima e perceba a mudança no cursor.

Independente da forma escolhida para utilizar os backlinks, eles têm dois objetivos: fornecer fontes confiáveis de informações para o leitor e auxiliar na estratégia de SEO, melhorando as posições de rankeamento nos mecanismos de busca.

Vale ressaltar que o uso dos backlinks deve ser muito bem planejado. Apenas soltar os links em sua página sem checar anteriormente a procedência do conteúdo e se ele agrega valor às informações de seu site pode prejudicar a experiência do leitor e prejudicar o desempenho de sua estratégia de SEO.

Portanto, o backlink são menções ao longo do texto que levam o leitor a outra página com assuntos semelhantes ao que ele está lendo, melhorando sua experiência e auxiliando na estratégia de SEO.

Qual a importância dos backlinks na estratégia de SEO?

Agora que você já se familiarizou mais com o conceito do termo backlink, iremos explicar como ele é importante para maximizar os resultados de sua estratégia de SEO.

Vamos imaginar o seguinte cenário: você está em dúvida entre 3 viagens para o final do ano, uma em seu estado, outra fora de seu estado e a terceira fora de seu país. Seu grupo de amigos já realizaram essas viagens e você confia no julgamento deles, logo pede opinião sobre qual fazer nesse momento.

Nenhum de seus amigos recomenda a primeira escolha de viagem, 20% dos seus amigos recomendam a viagem para fora do seu estado e 60% dos seus amigos recomendam a viagem para fora de seu país.

Com base nas recomendações dele, você certamente escolheria a terceira opção de viagem, certo? A estratégia de SEO e ranqueamento também funciona dessa maneira. Quando uma página recebe muitas menções em outras páginas, entende-se que o conteúdo dela é relevante e merece melhores posições no ranking.

É importante frisar que apenas a quantidade não é o suficiente, a qualidade dos backlinks também é muito importante. Se o texto está sendo mencionado várias vezes, porém em conteúdos completamente diferentes e sem conexão, ao invés de melhorar o rankeamento, ele irá perder posições.

Portanto, os backlinks são muito importantes para a estratégia de SEO quando usados de maneira planejada e inteligente, garantindo melhores colocações no ranqueamento com base nas menções em outras páginas.

Quais os tipos de backlinks adequados para sua estratégia de SEO?

Depois de entender a importância dos backlinks na estratégia de SEO, precisamos agora entender os tipos de backlinks existentes e suas principais características.

Nesse tópico abordaremos 3 tipos de backlinks e destacaremos as suas principais características, bem como suas vantagens para a estratégia de SEO e para o sua empresa no geral.

Entender essas características e diferenciar cada tipo individualmente é muito importante, pois dessa forma você consegue escolher qual melhor se adequa a sua estratégia de SEO e a avaliar posteriormente se esse tipo de backlink obteve os resultados esperados.

Portanto, siga com a leitura e absorva ao máximo todo o conhecimento oferecido. Isso fará total diferença em sua estratégia de SEO.

  1. Backlinks de alta autoridade e fontes confiáveis

Esse tipo de backlinks é o que mais garante vantagens à sua estratégia de SEO.

Para exemplificar o quão importante são os backlinks de alta autoridade, imaginemos a seguinte situação. Você percebeu o crescimento de insetos parasitas em seu jardim e precisa de uma maneira de salvar suas plantas. Numa pesquisa rápida você encontra um artigo de uma empresa que você nunca ouviu falar e outro de uma empresa renomada no ramo de odontologia.

Com toda certeza as informações do artigo da renomada empresa irá te passar uma maior credibilidade do que a empresa desconhecida, certo? Os backlinks também funcionam dessa mesma maneira. Quanto maior a autoridade dos backlinks que você recebe, melhor será para você e para sua estratégia de SEO.

Quando você associa o seu site a uma página com grande domínio SEO, parte dessa autoridade também é transmitida para seu site de forma indireta, fortalecendo a sua própria autoridade.

É importante lembrar que, ao contrário, também funciona dessa maneira. Associar a sua página a conteúdos duvidosos e de pouca qualidade, o Google irá entender que o seu conteúdo também não é confiável e não interessante para quem pesquisa sobre o tema.

Portanto, tenha cuidado ao escolher backlinks e priorize aqueles com boa autoridade e domínio, pois parte dela será transmitida de forma indireta para o seu site, colaborando com sua estratégia de SEO.

  1. Backlinks de sites do seu nicho de mercado

Outro tipo de backlink que é capaz de garantir resultados satisfatórios a sua estratégia de SEO são os relacionados ao nicho de mercado no qual você está inserido.

Caso sua empresa seja do ramo de marketing digital e seus textos estão sendo mencionados em páginas de receitas, esses backlinks terão menos peso em sua estratégia de SEO do que aqueles linkados em outras páginas de marketing digital.

Um dos critérios de avaliação do Google para o ranqueamento é o quão relevante aquele texto, artigo ou site é para aqueles que estão consumindo. Dessa maneira, quando seu site é muito mencionado em outras páginas do seu mesmo nicho, o Google entende que seu texto é relevante e de boa qualidade e te dá as melhores posições.

Portanto, não tente colocar backlinks de seus textos em páginas que não estão inseridas no seu nicho de mercado. Ao invés de auxiliar na sua estratégia de SEO, você estará prejudicando seu desempenho.

Consiga backlinks de qualidade, em conteúdos relevantes e que tenham algum tipo de relação com sua área de atuação. Fazendo isso, você terá resultados mais positivos e surpreendentes.

  1. Backlinks pagos

Por último mas não menos importante, estão os backlinks pagos. Esse tipo, como o nome já fala, acontece semelhante a anúncios pagos em mecanismos de buscas ou divulgação nas redes sociais.

Existem plataformas onde você consegue comprar backlinks, investindo um capital e obtendo menções em vários tipos e nichos de site. Existe também a possibilidade de fazer uma parceria entre outras páginas, conhecido como guest post, mas falaremos mais sobre ele nos próximos tópicos.

O maior desafio dos backlinks pagos é a quantia de capital necessária para tal. Comprar backlinks em sites com grande autoridade, domínio e conteúdo inteligente com alta qualidade é caro. Porém o retorno obtido através deles é quase que certeiro.

As recomendações para esse tipo de backlink são as mesmas do que os dois tipos citados anteriormente. Mesmo sendo pago, certifique-se que você está comprando backlinks em sites confiáveis e de qualidade alta, que fazem algum sentido com o seu nicho de mercado e agregará valor para sua estratégia de SEO.

Portanto, os backlinks pagos são uma alternativa rápida de seu conseguir mais menções de  para seus textos, porém depende de um investimento maior. Analise sua situação atual e veja se esse é o melhor tipo para a sua estratégia de SEO. 

Como conseguir backlinks?

Agora que você já sabe o que é um backlink, qual sua importância na estratégia de SEO e quais os seus principais tipos, você deve estar se perguntando: como conseguir backlinks para meu site?

Pensando nisso, preparamos 3 maneiras de conseguir backlinks e iremos te explicar cada uma delas separadamente.

Porém, você não precisa se atentar a apenas uma dessas formas. Elas podem ser usadas em conjunto e ajudar ainda mais em sua estratégia de SEO.

Portanto, nos acompanhe nesses próximos tópicos e aprenda ainda hoje três formas de conseguir backlinks.

Guest post

O termo guest post quando traduzido ao pé da letra significa postagem de convidado. Ou seja, é um post no qual você convida uma outra página para postar textos em seu blog ou para postar um texto no blog dela com backlinks para o seu próprio blog.

Por exemplo, mantendo a mesma linha de raciocínio do exemplo anterior, a sua empresa atua no ramo de marketing digital. Ao realizar uma pesquisa prévia, você encontra um site que faz postagem no mesmo nicho que o seu e percebe que o conteúdo é de qualidade e a página apresenta um bom domínio.

Nesse cenário, você entra em contato com o responsável pela página, se apresenta, fala um pouco mais sobre seu negócio e oferece um texto de sua autoria com um tema relevante na sua área de atuação. Esse texto será postado no blog dele com backlinks levando os leitores dele para a sua página.

Geralmente, o responsável desta página também realizará uma pesquisa sobre a sua empresa e sua página e, caso ele perceba que essa parceria seja boa para ambas as partes, ele postará o seu texto no blog dele.

Esse tipo de parceria costuma ocorrer numa via de mão dupla, você posta um texto dele e ele um texto seu. Dessa maneira, ambos saem beneficiados e a estratégia de SEO fortificada.

Portanto, o guest post nada mais é do que uma parceria entre empresas do mesmo nicho de mercado onde cada uma delas realiza postagens mencionando e linkando umas às outras, fortalecendo o domínio e autoridade de ambas.

Tenha um blog com conteúdos valorosos

O blog atualmente é uma das ferramentas que mais possibilita o uso de backlinks e a fortalecer seu domínio utilizando sua estratégia de SEO. Caso seu site ainda não tenha um, recomendamos que inicie um blog e comece a postar textos interessantes e com conteúdo de qualidade para seus leitores.

É através dos blogs onde geralmente você fará guest post, postando os textos de seus parceiros e eles irão postar seus textos nos blogs deles. Além disso, ao manter um blog sempre atualizado e com conteúdo de qualidade você pode se tornar referência para algumas pesquisas e acabar sendo mencionado em textos de outros blogs sem nem precisar do guest post.

Mas isso só acontecerá caso você siga as seguintes dicas:

  • Realize postagens com uma determinada frequência;
  • Invista em conteúdos com alta qualidade e relevantes para seus leitores;
  • Apresente as principais tendências do seu nicho de mercado em seu blog;
  • Produza textos otimizados e focados na estratégia de SEO.

Seguindo essas dicas e alimentando seu blog com conteúdos de qualidade, as chances de obter backlinks de forma orgânica (sem utilizar guest post ou sem pagar por backlinks) aumentam e o seu site passa a ter mais alcance, domínio e autoridade.

Portanto, busque investir em um blog com conteúdo de qualidade, postagens frequentes e temas interessantes e atuais. Dessa maneira suas chances de conseguir backlinks e fortalecer sua estratégia de SEO são maiores e os benefícios com certeza serão maximizados.

Contrate backlinks

Outra opção para conseguir backlinks e fortalecer sua estratégia de SEO é contratar através de alguma empresa ou plataforma especializada em venda de backlinks.

Essa opção é a mais rápida e mais fácil das 3 citadas nesse artigo, pois a única coisa a ser feita é buscar um provedor de backlinks confiável e pagar o pacote que mais se adequa a sua realidade financeira.

Porém, certifique-se de que a plataforma escolhida possua parceiros em sua área de atuação no mercado, pois como já foi dito anteriormente, os backlinks devem possuir alguma correlação nos temas.

Contratar uma empresa que não possua nenhum parceiro em seu nicho de mercado pode diminuir a autoridade do seu site e todo o capital investido na contratação de backlinks será em vão. Fique atento a esses detalhes e faça um investimento certeiro.

Portanto, a contratação de backlinks é uma opção para aqueles que buscam rapidez e agilidade e possuem capital para investir nessa área. Assim como todo investimento, deve ser realizada uma análise prévia da empresa escolhida e confirmar se possuem parceiros com áreas de atuação similares a sua.

Cuidados ao utilizar backlinks na estratégia de SEO

Agora, mostraremos alguns cuidados que você deve ter ao utilizar os backlinks em sua estratégia de SEO.

Primeiro, não tenha medo de usar links externos ao seu blog, desde que seja um link relevante e que confirme o que está sendo dito no texto. Muitos temem realizar a linkagem para fora de seu blog, com medo do leitor dispersar e não continuar a leitura. Porém, links importantes como pesquisas e estudos científicos não só podem como devem estar presentes em seu texto como forma de embasamento.

Outro cuidado é no termo que será linkado. Quando o leitor percebe um link em seu conteúdo, ele não sabe para onde será levado ao clicar nele, mas ele espera e imagina que seja para um texto correlato ao termo onde ele clicou. Por exemplo, ao linkar “ criar páginas de vendas de forma gratuita para alavancar seu negócio” seu leitor espera ser levado para um artigo explicando como criar páginas de vendas grátis.

Também deve-se destacar o cuidado ao escolher as parcerias para os guests post. Escolha somente aqueles sites com conteúdo de qualidade e com uma boa reputação. Afinal, você irá realizar postagens em seu blog linkando o conteúdo deles. Caso seus leitores não considerem o conteúdo de seus parceiros como relevante, seu conteúdo também será irrelevante para eles.

Outra forma de potencializar seu blog é buscar fóruns ou páginas com comentários para divulgar seu conteúdo. Por exemplo, um fórum de marketing digital, deixe um comentário com informações relevantes ao tema discutido e deixe um link para o seu site, onde as pessoas poderão ter acesso a mais informações sobre aquele tema. Dessa maneira você atrai mais visitantes a seu blog e fortalece sua autoridade.

Portanto, os backlinks podem ser o diferencial que sua empresa necessita para fortalecer sua estratégia de SEO, porém alguns cuidados são necessários para realizar de forma correta e assertiva. Com essas dicas apresentadas nesse artigo, certamente você conseguirá se destacar dos demais.

Saiba como uma boa estratégia de SEO pode gerar lucro no mundo digital

Os backlinks são uma ferramenta capaz de garantir vantagens para o seu blog, garantindo mais força, autoridade e domínio em seu site, contribuindo com sua estratégia de SEO.

Como toda ferramenta, deve ser usada com estudo prévio e alguns cuidados para extrair ao máximo seus benefícios. Esse artigo serve como base de estudo e, seguindo as dicas oferecidas nele, você já é capaz de utilizar bem essa ferramenta.

Com os backlinks fortalecendo sua estratégia de SEO, temos mais uma dica para você. Sabia que essa estratégia pode te ajudar a gerar mais lucros no mundo digital? Não? Então temos mais uma dica para você.

Aprenda tudo sobre usar a estratégia de SEO para gerar lucros no digital e maximize seus resultados!

Seu negócio pode e deve alcançar patamares mais altos! Não perca mais tempo e se atualize sobre esse assunto.

Nikolas Seixas

Engenheiro de Produção por formação, porém um apaixonado por leitura e escrita desde muito novo. O que no começo era apenas um hobbie, hoje se tornou minha profissão. Hoje, o garotinho apaixonado por escrita tem como sonho impactar positivamente as pessoas através de seus conteúdos.