You are currently viewing Como conquistar o topo do Google usando estratégias de SEO

Se destacar dos demais vem se tornando cada vez mais um dos objetivos da humanidade. Seja na vida pessoal ou na vida profissional, oferecer algo que ofereça destaque entre os outros é algo considerado importante por muitos.

Essa busca pelo destaque e pelo topo acontece em vários cenários do nosso dia a dia. Alguns exemplos são: uma entrevista de emprego, a busca por uma promoção dentro da empresa, se tornar referência em sua área de atuação, se destacar dos concorrentes e ser a primeira opção de compra de seus clientes.

No marketing digital e na estratégia de SEO, o cenário é o mesmo, todos buscam se destacar e conquistar o topo no ranqueamento das pesquisas do Google. Mas para que isso aconteça, várias ferramentas e conhecimentos devem ser aplicados de maneira assertiva e eficaz.

Portanto, temos uma pergunta a fazer para você: sabe como utilizar a estratégia de SEO para garantir o topo do Google? Caso não saiba ainda, você veio ao lugar certo para aprender.

Neste artigo te contaremos tudo sobre a estratégia SEO e como usá-la para garantir o topo das pesquisas do Google em sua área de atuação. Nos acompanhe nessa leitura e se destaque de seus concorrentes.

O que é SEO?

Antes de saber como alcançar o topo do google com sua estratégia de SEO, primeiro devemos explicar o que significa o termo SEO. Baseado no termo em inglês “Search Engine Optimization” (ou otimização para mecanismos de busca, em português) SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas, ferramentas e estratégias com um único objetivo, garantir as primeiras colocações nos mecanismos de busca.

Para alcançar esse objetivo, estratégias como persona, keywords, backlinks e até redes sociais podem ser utilizadas para auxiliar a alcançar o topo das pesquisas. É importante ficar nas primeiras posições dos mecanismos de busca pois, a maioria das pessoas quando realiza uma pesquisa nem chegam na segunda página de resultados.

Ou seja, garantir as primeiras colocações nos mecanismos de busca garante com que o seu site ou seu blog seja encontrado por pessoas que desejam saber mais sobre o seu nicho de mercado. Atraindo mais pessoas para sua página, você tem mais chances de converter esse visitante em um futuro consumidor de seus produtos ou serviços.

Portanto, ao utilizar estratégia de SEO em seu site, você tem como objetivo conquistar as primeiras colocações nos mecanismos de busca, especialmente o Google, com intuito de atrair mais acessos e aumentar a chance de conversão desses novos visitantes em possíveis novos clientes para seu negócio.

Como implementar uma estratégia de SEO?

Depois de entender um pouco mais do significado do termo e do objetivo principal de uma estratégia de SEO, iremos agora te mostrar os primeiros passos para você ser capaz de implementar essa nova estratégia em seu site, blog, página de vendas, landing page, etc.

Para implementar uma estratégia de SEO, assim como qualquer outra novidade a ser incorporada em sua empresa, não é tão simples como uma receita de bolo, no qual você apenas segue os passos, com a quantidade certa de ingredientes e pronto, bolo feito e resultado alcançado.

A estratégia de SEO precisa primeiramente de um planejamento de marketing, onde você precisará responder algumas perguntas como: quais resultados eu espero depois de implementar essa estratégia, qual nicho de mercado eu pretendo atingir, como fazer isso, quais ferramentas e técnicas utilizar, e etc.

É importante ressaltar que a estratégia de SEO não dá resultados imediatos. Ou seja, ao implementá-la hoje, não espere resultados ainda nesta semana. Saiba que ao utilizar dessa estratégia os resultados virão a médio ou longo prazo. Tenha paciência pois, aplicando a estratégia de SEO corretamente os resultados virão.

Para ajudar na implementação correta, destacamos 5 dicas para iniciar o planejamento para começar a utilizar a estratégia de SEO. São dicas simples e devem ser adequadas de acordo com a necessidade e realidade atual de sua empresa.

Nos acompanhe nossas dicas e fique mais perto de implementar uma estratégia de SEO em seu negócio.

1 – Defina o objetivo de sua estratégia de SEO

Como primeiro passo, você deve deixar claro qual objetivo você deseja alcançar com sua estratégia de SEO. Essa estratégia já é capaz de garantir vários benefícios para seu negócio, porém, na fase de planejamento, você deve escolher um objetivo principal. Esse objetivo será o foco de todos os seus esforços e todas as ações realizadas devem ser relacionadas a alcançá-lo.

Alguns dos objetivos de uma estratégia de SEO mais comuns utilizados pelas empresas são:

  • Captação e conversão de novos leads;
  • Com novos leads, aumento do número de vendas;
  • Aumentar a cartela de clientes com menos custos;
  • Produzir conteúdos educativos para o nicho de mercado de sua atuação;
  • Gerar mais tráfego orgânico (sem utilizar meios pagos);
  • Fortalecer sua marca, com mais autoridade e domínio, etc.

Esses objetivos costumam estar interligados, ao escolher um, por consequência você consegue os outros. Porém, é importante que você escolha um capaz de guiar sua estratégia de SEO, aquele que será seu foco.

Para saber qual deles escolher, pense qual é o objetivo geral de sua empresa nesse momento, qual o maior desafio que o seu negócio precisa vencer para alcançar suas metas. Com esse objetivo em mente, escolha o objetivo de sua estratégia de SEO e una os dois, pois o SEO é uma ferramenta capaz de auxiliar sua empresa a conquistar seus principais desafios.

Portanto, defina muito bem o objetivo de sua estratégia de SEO e não desvie dele, focando todas as suas ações nele, maximizando os resultados e conquistando os desafios de seu negócio.

2 – Defina a sua persona, foco de sua estratégia de SEO

Depois de definir qual será o objetivo da sua estratégia de SEO, você precisa definir quem será a sua persona, ou seja, quem será o foco de todas as suas ações, quem você deseja alcançar e atrair a atenção.

Persona nada mais é do que a personificação do seu cliente ideal, ou seja, as características principais do seu principal cliente. Entre essas características é importante que você defina qual o perfil da persona, quais as dores (necessidades, sonhos ou desejos) dela, como o seu produto ou serviço pode ajudar nessa dor e como seu produto se destaca dos demais na resolução dessa dor.

Para conseguir essas características de sua persona, é importante que você utilize dados concretos, obtidos através de pesquisas e questionários de seus atuais clientes e elaborando um perfil capaz de englobar ao máximo todas as qualidades em comum obtidas nas pesquisas.

A definição da persona na estratégia de SEO é extremamente importante para nortear todas as suas ações e fazer com que elas sejam mais certeiras, com maiores chances de sucesso. Pois, quando você foca em satisfazer aquela parcela do mercado mais propensa a se tornar seu cliente, fica mais fácil realizar essa conversão.

Portanto, separe um tempo para obter mais características de sua persona e se torne amigo dela. Saiba suas dores, desejos, sonhos e necessidades e planeje sua estratégia de SEO em torno delas. Dessa maneira suas chances de sucesso serão bem maiores.

3 – Use keywords tendências em sua estratégia de SEO

Outro fator importante na fase de planejamento de sua estratégia de SEO são as keywords. Traduzindo o termo para o português temos como resultado palavras-chave. E o que são essas keywords? De maneira resumida, as keywords são a forma em que a sua persona digita a sua dor em algum mecanismo de busca.

Por exemplo, você atua no ramo digital com criação de sites para seus clientes. Nesse cenário, sua persona geralmente busca no Google “como criar site” ou até mesmo “criar site grátis”. Logo, seus keywords serão esses termos mais procurados pela sua persona.

Para descobrir quais as principais keywords para seu nicho de mercado e quais estão com maior índice de buscas, existem algumas ferramentas como Ubersuggest, Google Trends e Keyword Tool.

Com essas ferramentas você consegue saber qual o volume de busca da keyword, qual o volume de busca ao longo dos meses, qual o nível de concorrência orgânica e concorrência paga, qual o custo médio por clique, qual o volume de busca por dispositivos móveis e por computadores, além de ideias para keywords similares a pesquisada.

Portanto, as keywords, ou palavras-chave, servem para guiar o seu conteúdo de acordo com os termos mais buscados pela sua persona nos mecanismos de busca. Utilize-as nos elementos de seu site com sabedoria e isso ajudará muito em sua estratégia de SEO.

4 – Utilize backlinks em sua estratégia de SEO

Outra maneira de auxiliar a sua estratégia de SEO durante o planejamento são os backlinks. Os backlinks são links que te levam de uma página de origem para uma página de destino. Por exemplo, você está lendo esse texto e encontra um link (geralmente na cor azul e sublinhado) como este exemplo: “dicas de marketing digital para seu negócio”.

Ao clicar nesse link, você deixará esse texto e será direcionado a outro artigo com relação ao termo linkado, que nesse caso será um artigo com as 5 melhores dicas de marketing digital para utilizar em seu negócio.

Eles são importantes na estratégia de SEO, pois é através deles que seus leitores e possíveis clientes chegarão em seu site e seu blog, consumindo seu conteúdo e se fidelizando a sua marca.

Para conseguir backlinks existem algumas maneiras e, nesse artigo, mostraremos duas: guest post e conteúdo de qualidade.

O guest post nada mais é do que uma parceria entre você e uma outra empresa do mesmo nicho ou de nichos semelhantes onde, você fará um conteúdo para ser postado na página da outra empresa, linkando o seu site e, a outra empresa fará o mesmo processo. Dessa forma, ambas são linkadas em conteúdos de qualidade e ganham novos visitantes e possíveis clientes.

Já com o conteúdo de qualidade, ocorre de maneira orgânica. Você investe em um blog com textos relevantes e interessantes para seus leitores e, outras páginas começam a perceber a qualidade de seu conteúdo e começa a mencionar seu blog no conteúdo deles. Dessa forma você ganha mais visitantes e fortalece o seu domínio.

Portanto, use com atenção os backlinks e fortaleça sua marca, seu domínio e sua autoridade, ajudando muito na sua estratégia de SEO.

5 – Use as redes sociais em sua estratégia de SEO

Outra aliada que pode fortalecer muito a sua estratégia de SEO são as redes sociais. Muitos costumam ignorar o potencial que elas têm em divulgar, além de seus produtos e serviços, seus conteúdos de qualidade.

Em sua estratégia de SEO, suas redes sociais podem ajudar de várias maneiras e nesse tópico citaremos algumas delas.

Ao fazer publicações em seu blog de conteúdos interessantes e com alta qualidade, utilize as suas redes sociais para promover esses textos. Realize postagens no Instagram, Facebook ou LinkedIn desse material com um link para o seu blog. Dessa forma, aqueles que te acompanham pelas redes, também terão acesso a esse conteúdo.

Lembre-se também de sempre atualizar o seu perfil nas redes sociais. O cliente geralmente utiliza as redes para saber um pouco mais de sua empresa antes de fazer negócio, por isso atualize sua bio utilizando keywords e links para seu blog e destaque suas principais postagens.

Facilite o compartilhamento de seu conteúdo nas redes sociais. Você aumenta o alcance de sua marca quando um leitor compartilha seu conteúdo com amigos, familiares ou colegas de trabalho. Por isso, induza ou facilite o compartilhamento de seus textos e conteúdos nas redes.

Portanto, utilize as redes sociais como aliada da sua estratégia de SEO e aumente o alcance de seu blog e de sua marca em seu nicho de mercado.

Como os updates do Google influenciam na estratégia de SEO?

Agora que você já aprendeu alguns passos de como implementar uma estratégia de SEO em seu negócio, você precisa saber como os updates, ou atualizações, do Google impactam diretamente nessa estratégia.

As atualizações do Google são fundamentais para nortear sua estratégia de SEO, pois elas determinam os requisitos indispensáveis para o seu site alcançar as primeiras colocações nas pesquisas da sua persona.

O primeiro grande update foi em 2003 e foi nomeado como Florida. Desde então, o SEO passou por inúmeras atualizações, onde a inteligência artificial utilizada pelo Google foi melhorando e alguns fatores como keywords, links, experiência do usuário, acesso por dispositivos móveis e confiabilidade foram moldando o processo de ranqueamento.

Portanto, quando falamos de estratégia de SEO, precisamos lembrar que os mecanismos de busca, principalmente o Google, estão em constante atualização, buscando sempre a melhor experiência para os seus usuários.

Por isso, devemos sempre buscar nos atualizar sobre as melhores maneiras de garantir essa satisfação de nossos usuários, usando sempre as práticas mais recomendadas em nossa estratégia de SEO.

Mas fique tranquilo que nesse artigo te demos as dicas e informações de acordo com as práticas atuais e vigentes para obter as melhores posições de ranqueamento.

Quais os fatores de ranqueamento na estratégia de SEO?

Já apresentamos aqui neste artigo algumas dicas de como montar sua estratégia de SEO com o intuito de garantir as primeiras posições no ranqueamento dos mecanismos de buscas, principalmente no Google. Agora iremos explicar alguns fatores que também auxiliam nessa função.

Como mostramos no tópico anterior, a inteligência artificial do Google está em constante evolução e ela prioriza inúmeros fatores para realizar o ranqueamento. Fatores esses não são revelados explicitamente para o público mas estudos realizados pelo próprio mercado nos auxiliam a descobrir o que causa impacto negativo e o que causa impacto positivo.

Com base nesses estudos, conseguimos separar esses fatores em dois subgrupos: fatores de ranqueamento on page e os fatores de ranqueamento off page.

Explicaremos melhor suas características e diferenças nos tópicos a seguir.

Fatores de ranqueamento on page

Começaremos com os fatores de ranqueamento on page. Como o nome já diz, está relacionado aos elementos que compõem e integram a sua página, site ou blog.

Podemos utilizar como exemplo de fatores de ranqueamento on page o próprio conteúdo de seu blog, as keywords utilizadas nele, os títulos e subtítulos, a qualidade e densidade do texto, as imagens utilizadas, o meta description, a url, enfim, tudo aquilo que compõe sua página de maneira direta.

Os fatores on page ajudam a inteligência artificial do Google a entender a mensagem que seu site está querendo passar para os leitores. Dessa maneira, ele irá mostrar sua página nas pesquisas condizentes com aquilo que ele entendeu estar relacionado com seu conteúdo.

Por isso é importante se atentar às necessidades de sua persona e otimizar todo o seu site de acordo com sua estratégia de SEO, para que o Google consiga escanear toda sua página e entregá-la para seus leitores nas primeiras posições.

Fatores de ranqueamento off page

Diferente dos fatores de ranqueamento on page, os fatores off page estão relacionados aos elementos fora de sua página, mais especificamente aos elementos capazes de informar se a sua página é ou não referência em um determinado nicho de mercado.

Alguns exemplos dos fatores de ranqueamento off page são os a quantidade de backlinks o seu site tem, a diversidade desses backlinks, a quantidade de buscas diretas são realizadas para sua página, quantas menções ocorrem diretamente de sua marca, em qual contexto os backlinks são utilizados e a quão prazerosa é a experiência do usuário ao entrar em seu site.

Os fatores de ranqueamento off page estão diretamente ligados a autoridade de sua página, ou seja, o quão relevante e importante o seu site e seu blog são para o seu nicho de mercado. Quanto mais importante, maior a autoridade, quanto menos importante, menor a autoridade.

Portanto, como dito no tópico de backlinks, utilize as linkagens em sua estratégia de SEO corretamente para garantir que a autoridade de seu site aumente e o Google entenda seu conteúdo como relevante, já que está sendo mencionado em diversas páginas do seu nicho.

Confira agora dicas de estratégia de SEO para sua empresa

A estratégia de SEO é fundamental caso deseje alcançar o topo dos mecanismos de busca, em especial o Google. Existem vários fatores que devem ser considerados na fase de planejamento de marketing para conseguir alcançar esse objetivo.

Alcançando o topo, sua marca se fortalece e se torna referência no mercado. Porém, ainda há muito o que se aprender quando o assunto é estratégia de SEO.

Pensando nisso, preparamos um artigo incrível capaz de te ajudar ainda mais nessa dura missão de conquistar o topo do Google.

Aprenda hoje mesmo 5 dicas imperdíveis de SEO que irão mudar o futuro de sua empresa!

Faça valer o seu esforço e se destaque cada vez mais de seus concorrentes!

Nikolas Seixas

Engenheiro de Produção por formação, porém um apaixonado por leitura e escrita desde muito novo. O que no começo era apenas um hobbie, hoje se tornou minha profissão. Hoje, o garotinho apaixonado por escrita tem como sonho impactar positivamente as pessoas através de seus conteúdos.