Você está visualizando atualmente Como contratar redator para blog: Tudo que você precisa saber
Como contratar redator para blog: Tudo que você precisa saber.

Se você entendeu que é importante ter um blog, já deu o primeiro passo. Agora provavelmente está se perguntando como oferecer um conteúdo de qualidade para o seu público, ou melhor um conteúdo que te leve a futuros clientes e te posicione no topo das pesquisas do Google de forma orgânica, isto é, sem gastar com mídia paga. 

Realmente não é uma tarefa fácil e você deve ter muitas outras coisas na cabeça para se preocupar ao invés de escrever para o seu blog, mas se você está aqui, sabe que é uma tarefa também importante para o seu negócio. 

Só que você não está sozinho nessa, saiba que segundo a pesquisa do Instituto de Marketing de Conteúdo, daqueles que terceirizam sua estratégia de conteúdo, 88% afirmam que o fazem para a criação de conteúdo.

Porém, encontrar um bom redator para blog pode ser desafiador, mas este artigo pode te ajudar a fazer a melhor escolha para o seu blog e por consequência para o seu negócio. 

Porque criar conteúdo é importante para o seu negócio?

Pra começar porque o conteúdo te conecta ao seu público e se você fizer um bom conteúdo pode ser considerado uma autoridade naquele assunto e quem sabe no seu segmento.

Porque criar conteúdo é importante para o seu negócio?
Porque criar conteúdo é importante para o seu negócio?

De forma aprofundada, atualmente se você não tem um conteúdo na internet você é praticamente invisível. Sendo assim, a produção de conteúdo tornou- se um investimento indispensável para pequenas e grandes empresas, sem distinção, afinal o objetivo final é o mesmo. 

E qual seria este objetivo? Se destacar em meio a concorrência ao oferecer respostas para o que seu público está procurando, dessa forma eles podem te ver como a solução. Ao sanar estas dores você começa a conquistar algo muito importante, a confiança e o respeito. 

A importância de ter um blog bem alimentado

Outro motivo importante, é se tornar referência nos assuntos interligados a sua marca, quando um possível cliente pensar em alguém sobre determinado assunto, provavelmente irá pensar em quem ele confia e tem mais conhecimento, e o melhor é que seja na sua empresa. 

Além disso tudo, outro motivo importante de fazer um ótimo marketing de conteúdo é aparecer nas pesquisas de termos que são cruciais e que podem levar as pessoas ao seu negócio, termos estes conhecidos como “palavras-chave”

Um bom exemplo para explicar o que são essas palavras-chave e o poder que elas tem, é que se você chegou neste artigo provavelmente você pode ter pesquisado no buscador  alguma frase com o seguinte termo: “redator para blog”. 

Então ao criar um conteúdo é importante conhecer melhor o público que deseja atingir, isto é, quais são seus interesses, suas dores e seus objetivos. O seu negócio precisa ser a solução dele! E a forma de mostrar que você pode ser essa solução e que sabe tudo sobre este determinado universo, é escrevendo um blog que aborda tudo sobre o seu segmento. 

Atração de tráfego orgânico

Provavelmente, você mesmo já deve ter procurado na internet modelos, preços, funcionalidades, marcas e resenhas de algum produto que desejava comprar ou também, já verificou o que se esperar da prestação de um determinado serviço, quanto em média é cobrado e quem é referência no assunto. 

Ou simplesmente tinha dúvidas gerais sobre determinado assunto e foi procurar na internet para entender melhor. E se você encontrar um conteúdo que seja esclarecedor e te ajude, existem grandes chances de você escolher essa empresa para fechar negócio.

E claro, você já pode até saber disso, mas como dizem “falar é fácil, difícil é fazer”, e no caso da criação de conteúdo para blog, existem profissionais que são especialistas no que diz respeito a criar um conteúdo de qualidade, o famoso redator para blog.

Só que só escrever um único texto para seu blog, já te garante tudo isso? A resposta é não!

Porque é importante ter frequência?

Fazer marketing de conteúdo é igual ir a academia, não adianta você fazer a matrícula e ir só uma vez e querer ter o resultado esperado. É necessário um trabalho a longo prazo para que você comece a ter resultados e também consiga atrair as atenções para você (seu negócio). 

A frequência é fundamental, ela te permite fazer a manutenção do vínculo com seu público, fidelizar seus clientes, aumentar a autoridade e trazer tráfego contínuo para o seu site. Além disso, fazer com que o seu potencial cliente retorne ao seu blog, possibilita com que você coloque-o na sua estratégia de funil de vendas.

Outro motivo, da importância da frequência é que você consegue mensurar melhor seus resultados, afinal você terá mais de um texto para comparar e ver o que deu certo ou não.E se contratar um redator para blog, conseguirá acompanhar e aproveitar melhor este profissional. 

A frequência de conteúdo também gera expectativa, pois seu público sempre vai esperar algum conteúdo novo.

Quais são as vantagens de ter um bom conteúdo em seu blog?

Você já sai na frente quando tem um ótimo redator para blog, porque provavelmente ele escreverá um bom conteúdo e o seu negócio irá desfrutar de todas as vantagens. Mas afinal, quais são elas?

Aparecer nos resultados de pesquisa 

Ter um conteúdo relevante é uma ótima estratégia para chamar a atenção de pessoas que ainda não conhecem sua marca, mas fazem parte do seu público-alvo. Quando eles pesquisarem no buscador alguma palavra-chave que leva ao conteúdo do seu blog possivelmente irão te encontrar.

Aumentar seu tráfego

Sabendo utilizar técnicas de otimização para os motores de busca (SEO) e um marketing de conteúdo estratégico, seu blog poderá aumentar o número de visitantes do seu site. Entretanto, essa tarefa requer dedicação, pois otimizações precisam ser feitas constantemente, uma delas é atualizar sempre que possível o conteúdo do blog post. 

Educar seu público e influenciar a decisão de compra

Através de seus conteúdos você consegue instruir seus leads dentro do seu funil de vendas, isto é, guiando-os para outros conteúdos ou sugerindo ações específicas para trabalhar essa jornada de decisão de compra do seu produto ou contratação de serviço.

Construir Autoridade

Ao produzir vários conteúdos e manter a frequência de postagens no blog, a empresa vai melhorando seu posicionamento nas pesquisas e por este motivo começa a ser uma referência confiável, e dessa forma constrói uma autoridade no assuntos relacionados ao seu segmento de atuação.

Reduzir os custos de aquisição de clientes

Estratégias de marketing de conteúdo são orgânicas, isto é, não envolvem investimento em mídia paga. Se o seu blog começa a aumentar as vendas, está também a reduzir os custos para adquirir estes clientes. 

Porém, é válido ressaltar que é um processo a longo prazo e que depende de um conteúdo relevante combinado com técnicas de SEO.

Fidelização de clientes no pós-venda

O blog oferece a possibilidade de criar diversos conteúdos. Se uma empresa deseja fidelizar seus clientes, ela precisa ter como estratégia fazer conteúdos com dicas de como usar o produto que vendem, se for sobre um serviço podem falar da experiência de outros clientes com este serviço. 

Em síntese, é mostrar aos clientes que a marca se faz presente e os vê além da compra. 

Criar um relacionamento 

Conteúdos podem criar interação com o público-alvo, já que eles podem comentar o blog, compartilhar com um amigo ou simplesmente se identificarem com aquele blog post e criar um vínculo com a empresa.

Aproveitar todas essas vantagens é possível quando se tem um redator para blog especializado em marketing de conteúdo e técnicas de SEO. 

Os benefícios de ter um redator para o seu blog

Você já pode ter alguma noção de porque ter um redator para blog pode ser essencial para o sucesso da sua empresa na internet. Contudo, iremos destacar 7 benefícios de poder contar com este profissional para que você se convença de vez.

Os benefícios de ter um redator para o seu blog.
Os benefícios de ter um redator para o seu blog.

1. Manter seu blog sempre atualizado

Ter um redator para blog é garantir que seu blog tenha frequência de postagens e conteúdos variados. Com isso você atrairá mais trafégo, já que criará uma expectativa de que sempre sairá um texto seja por semana, quinzenalmente ou mensalmente. Seu público irá te acompanhar e você também ganhará autoridade.

2. Não sobrecarregar sua equipe de marketing

Um time de marketing já tem que se preocupar com diversas tarefas em seu dia-a-dia como gestão das redes sociais, campanhas de mídia paga, endomarketing, gestão da marca, identidade visual e muito mais. 

Produzir conteúdo para blogs é uma tarefa que demanda tempo e precisa ser feita com muita dedicação e atenção. Sendo assim, ter um redator para blog é permitir com que sua equipe de marketing possa se dedicar às demais tarefas e deixar que alguém esteja 100% focado em seu blog.

3. Melhor custo-benefício

Um redator para blog oferece o pacote completo, mas não sai tão caro quanto contratar um novo funcionário. Você pode optar por pagar por cada texto ou assinar um plano com alguma agência de produção de conteúdo. Terceirizar seus serviços de redação, sai mais barato.

4. Conhecimento em técnicas de SEO 

Um bom redator para blog sabe tudo o que precisa fazer para manter seu blog otimizado para os mecanismos de busca. Investir em um profissional que tenha conhecimento em SEO fará com que você alcance o topo das pesquisas, pois ele saberá produzir um conteúdo estratégico.

5. Conteúdos originais

Um especialista sabe criar conteúdos que agregam valor para o seu público-alvo sem cometer plágios e específicos para cada etapa do seu funil de vendas. Além disso, eles conseguem encontrar o tom para falar com seu público.

6. Conhecimento da Língua Portuguesa

Um profissional de escrita tem um vasto vocabulário, consegue transmitir informações com clareza, não comete erros de gramática e consegue criar conteúdos que tenham início, meio e fim. Conduzir o leitor de forma fluida não é uma tarefa para qualquer pessoa. 

O que considerar ao escolher um redator para o seu blog

Toda empresa corre o risco de contratar um profissional e ter muitas dores de cabeça por inúmeros motivos. E não é diferente na hora escolher um redator para blog! 

É esperado que ele tenha compromisso, esteja atento ao prazo das entregas, tenha conhecimento técnico, cobre de forma justa por seus serviços e se torne um verdadeiro parceiro da empresa

Se você considerar alguns pontos para avaliar quem pode atender ou até mesmo superar suas expectativas, conseguirá identificar claramente a escolha mais assertiva. Iremos te ajudar compartilhando um checklist do que averiguar.

  • Procure saber qual é o nível de produtividade, isto é, qual é a frequência de entrega. É importante entender os prazos e tempo de produção;
  • Pergunte se o redator já tem experiência em produzir conteúdos para o seu segmento;
  • Peça para ver trabalhos anteriores;
  • Veja quais foram os melhores resultados que este profissional já alcançou, se ele tem algum case de sucesso;
  • Se possível, peça um texto teste;
  • Veja se além da produção do texto, este profissional também consegue te apresentar os resultados de tempo em tempo;
  • Procure saber como funciona a criação de pautas e se você receberá um briefing bem direcionado para solicitar seus conteúdos;
  • Confira se ele pode gerar nota fiscal para sua empresa;
  • Verifique quais são as opções de pagamento;
  • Veja como ele irá te tratar nas conversas iniciais, assim você já consegue sentir o que esperar do atendimento deste profissional;
  • Busque saber se ele possui alguma certificação em SEO.

Seguindo estas dicas a chance de você se decepcionar será bem menor.

Como encontrar o redator certo para o seu blog?

Existem algumas maneiras de encontrar quem pode produzir os conteúdos do seu blog e também algumas opções a se explorar.

Opções

  • Redatores profissionais freelancers;
  • Agências de conteúdo;
  • Criar textos usando de inteligências artificiais, assim como o Chat GPT;
  • Contratar um redator para o seu time.

Onde encontrar?

  • Pesquisando nos mecanismos de busca palavras-chave como: redator para blog, produtor de conteúdo, redator freelancer, empresas de marketing de conteúdo;
  • Procurar profissionais no Linkedin;
  • Utilizar plataformas que te conectam aos profissionais que você procura;
  • Pedir indicações para pessoas de confiança.

Não é nenhum bicho de sete cabeças encontrar um redator para blog.

Como definir o seu orçamento para contratar um redator para o seu blog

Todo empresário tem consciência que é necessário separar as verbas para cada tipo de custo que o negócio tem, e que esses valores podem mudar conforme o retorno que cada  investimento traz, isto é, pegar um pouco de um recurso e empregar em outro que está fazendo mais sentido para o negócio naquele momento.

E isso não vai ser diferente com o orçamento do redator do seu blog, primeiro você deve fazer o levantamento de quanto você tem disponível para gastar, nem que seja para fazer um teste. Depois é preciso entender o que você procura e quais são suas expectativas, pois o valor pode variar de acordo com a quantidade de textos que você quer por mês, o tamanho dos textos, o prazo de entrega desejado, entre outras coisas. 

Você também pode fazer vários orçamentos e encontrar uma média de valores que são cobrados na prestação deste serviço. Tendo isso tudo em mente, fica mais fácil definir qual será sua verba.

Quais são os prós e os contras de ter um redator freelancer ou um redator CLT?

Você já viu e acredito que concluiu que um bom redator para blog pode ser a chave para o sucesso do seu negócio na internet, porém você ainda pode estar se perguntando qual seria a melhor opção: redator freelancer ou um redator CLT.

Por este motivo, elencamos a seguir as vantagens e desvantagens dessas duas opções.

Redator para blog freelancer

Prós:

  • Melhor custo-benefício;
  • Não sobrecarrega sua equipe;
  • Não recebe caso opte por tirar férias;
  • Disponibilidade também fora do horário comercial;
  • Relacionamento mais informal;

Contras:

  • Dificuldade em cumprir prazos;
  • Pouco conhecimento sobre seu negócio; e
  • Irresponsabilidade e falta de profissionalismo.

Redator para blog CLT

Prós:

  • Oportunidade de acompanhar de perto;
  • Pode receber treinamento para entender tudo sobre seu produto ou serviço;
  • Você pode exigir resultado;
  • Mais facilidade para passar feedbacks;
  • Estabilidade de poder contar com este profissional.

Contras:

  • Mais caro de se manter;
  • Tira férias remuneradas; e
  • Rotatividade na função.

Agora você já tem uma ideia sobre o que seria contratar um redator freelancer ou um redator CLT, mas se eu te disser que existe uma terceira opção e que ela pode ser muito melhor?

Estou falando das agências especializadas em produção de conteúdo!

Agências especializadas em criação de conteúdo, faz sentido?

Falamos sobre as vantagens e desvantagens de contratar um redator freelancer e um redator CLT,  mas também existe a opção de contar com uma agência especializada em criação de conteúdo. 

Em agências de conteúdo é possível fechar planos e conseguir descontos para X quantidade de textos e você provavelmente conta com outros benefícios como criação de briefing, personas e pautas.

Além disso, a outra vantagem é que essas agências possuem vários especialistas em produzir conteúdos, o que faz a empresa ter uma bagagem de experiência muito forte e também da confiabilidade de que terá mais de um profissional disponível para escrever seu blog post.

Outro ponto a se ressaltar, é que agências de conteúdo costumam oferecer a possibilidade de você acompanhar de perto suas métricas e resultados, e também o processo de desenvolvimento do seu texto, ou seja, se ele já está em criação ou revisão, por exemplo. 

É como se uma agência especializada em criação de conteúdo unisse o melhor dos dois mundos de um redator CLT e um redator freelancer, oferecendo todas as vantagens.

Agências especializadas em criação de conteúdo, faz sentido?
Agências especializadas em criação de conteúdo, faz sentido?

Qual agência escolher para produzir seus conteúdos?

A Texto para Blog é uma agência especializada em criação de conteúdos para blog. Ela oferece um sistema de gestão completo e a possibilidade de escolher um plano que se adeque melhor às demandas do seu negócio

Além disso, ela propõe um desafio de escrever um texto de 900 palavras com o tema que o cliente quiser por apenas 10 reais. Se você não gostar, ela devolve o dinheiro. Que tal fazer este teste? Clique aqui para aceitar o desafio!

Mas se você preferir também pode conversar com um especialista para que ele tire todas as suas dúvidas e conheça melhor o seu negócio. É só preencher o formulário solicitando este contato. 

E por último, se você ainda está indeciso se uma agência especializada em criação de conteúdo como a Texto para Blog é a melhor opção para o seu negócio, leia sobre como comprar textos para blog e se convença de vez!

Laryssa Eliziário

Sou formada em Publicidade e Propaganda pela UNA, marketeira desde 2018 por profissão e redatora freelancer de coração! Eu amo escrever desde que me entendo por gente, inclusive já tive um blog e tentei escrever um livro. Já me aventurei escrevendo poesias, músicas, roteiros, textos para blog, releases, posts de redes sociais e outros copys sobre diversos assuntos. Meu maior objetivo é fazer com que você nem perceba que já está quase no final da sua leitura.